Topo

Brasileirão - 2022

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Germán Cano, artilheiro do Brasileirão, vai além dos gols

Germán Cano abre o placar para o Fluminense contra o Ceará - Lucas Emanuel/AGIF
Germán Cano abre o placar para o Fluminense contra o Ceará Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Opta

Do UOL, em São Paulo

14/11/2022 16h58

Germán Cano dominou a artilharia do Brasil em 2022 e finalizou o ano em grande fase. Com gols em cada uma das últimas cinco rodadas do Brasileirão, Cano alcançou a maior sequência de jogos marcando de sua carreira no campeonato.

O argentino de 34 anos acumulou números excelentes na campanha que levou o Fluminense ao terceiro lugar. Ele foi um dos quatro jogadores que jogou em todas as rodadas da atual temporada do Brasileirão, acompanhado de seu companheiro de equipe Fábio, do goleiro esmeraldino Tadeu e do ídolo palmeirense Dudu.

Cano jogou 3102 minutos no campeonato. Entre os jogadores de linha, apenas Juninho (3107), do América Mineiro, e Luciano Castán (3149), do Coritiba, estiveram em campo por mais minutos que o atacante do Fluminense.

Os 26 gols de Germán Cano no Brasileirão 2022 são o recorde de um jogador em uma temporada do torneio desde que Washington marcou 34 gols pelo Athletico Paranaense em 2004. No entanto, aquela edição teve 46 rodadas, já que o campeonato ainda era disputado por 24 times.

Gráfico German Cano - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O artilheiro do Brasileirão 2022 foi também o jogador com mais finalizações (130) e mais finalizações certas (63) do campeonato. Entre os jogadores com ao menos 50 finalizações, Cano teve a melhor pontaria (48,5%).

Cano foi responsável por 23,6% das finalizações do Fluminense no Brasileirão. Ele foi o jogador com a maior porcentagem das finalizações de um time na atual temporada do campeonato.

Segundo o modelo da Opta, as finalizações de Cano tiveram um índice de gols esperados (xG) de 18,5. Esse número mostra que os 26 gols marcados pelo argentino são cerca de oito a mais do que se esperava de um jogador padrão de acordo com as finalizações que ele teve.

Cano ainda teve três assistências e terminou o campeonato com 29 participações diretas em gol. É o segundo melhor número de um jogador nas últimas 10 temporadas do campeonato, atrás apenas de Gabigol em 2019 (33, 25 gols + 8 assistências).

A eficiência acompanha Cano desde sua chegada no Brasil. O argentino marcou 14 gols em 34 jogos pelo Vasco em seu primeiro Brasileirão. Somados os gols marcados pelo Fluminense em 2022, Cano tem uma média de 0,56 gols por jogo no campeonato, a melhor de qualquer jogador desde que ele estreou em 2020.

Além da artilharia do Brasileirão, Cano dividiu a artilharia da Copa do Brasil com Giuliano, tendo marcado cinco gols na competição. Cano marcou 44 gols pelo Fluminense em todas as competições em 2022. Além dele, apenas Jhon Arias marcou ao menos um gol em todas as competições que o Tricolor jogou em 2022, mas o colombiano somou apenas 16 bolas na rede.

Esquecido por Lionel Scaloni para o Mundial, Cano terá dois meses para se preparar para 2023. Apesar de seu único título no Brasil ter acontecido no Campeonato Carioca, o argentino nunca foi artilheiro da competição.