Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que as placas de publicidade 'mudam' conforme ângulos em jogo do Brasil

Quem tem um olhar mais atento reparou durante a transmissão de Inglaterra x Brasil, amistoso realizado neste sábado (23) e exibido por aqui pela TV Globo e pelo sportv, que as placas de publicidade 'mudavam' de acordo com o corte de câmeras ao longo da partida. Mas por que isso acontece? A coluna explica agora.

Nos últimos anos, as empresas que comercializam competições de futebol e amistosos passaram a apostar na publicidade virtual, uma tecnologia batizada como 'Digital Overlay'. Com isso, as placas de LED que são visíveis no estádio e aparecem nas transmissões principais, são sobrepostas por propagandas diferentes que podem ser direcionadas a mercados específicos. A geração de imagens já faz esse trabalho e envia o sinal específico de cada país aos detentores de direitos locais.

Essa ferramenta, no entanto, só funciona com a câmera principal da transmissão. Quando há um corte para outros ângulos, a publicidade real da placa LED é que aparece. Por isso é possível ver uma marca brasileira ao assistir a um lance ao vivo, e logo em seguida, no replay de outra câmera, aparecer uma empresa totalmente desconhecida no fundo do mesmo lance.

Placas de publicidade virtuais usadas em transmissão de Inglaterra x Brasil
Placas de publicidade virtuais usadas em transmissão de Inglaterra x Brasil Imagem: Reprodução/TV Globo

Competições como o Campeonato Alemão, Italiano, Espanhol, entre outros, já utilizam essa prática desde a segunda metade da década passada. Isso permite a venda de pacotes regionais de publicidade, como por exemplo uma marca do Brasil aparecer em jogos da Bundesliga, LaLiga, Série A, entre outras, sem estar 'de verdade' nos estádios europeus, mas ganhando o alcance e a visibilidade nas transmissões nacionais.

Detalhe da placa de publicidade real, em LED, no mesmo lance em Inglaterra x Brasil
Detalhe da placa de publicidade real, em LED, no mesmo lance em Inglaterra x Brasil Imagem: Reprodução/TV Globo

Em jogos amistosos de seleções, isso se tornou ainda mais importante. Antes da adoção das placas virtuais, várias partidas desse tipo precisavam ser geradas com duas transmissões diferentes, e as placas de publicidade eram diferentes também em cada lado do campo.

Como exemplo, ilustramos abaixo com o amistoso Brasil x México, realizado no Allianz Parque em 2015. A TV Globo transmitiu aquela partida com o ângulo tradicional ao qual o torcedor brasileiro, especialmente o palmeirense, está acostumado, com o Gol Norte à esquerda da imagem principal. No México, porém, as emissoras do país exibiram com uma geração de imagens do outro lado do estádio, na qual o Gol Norte ficava à direita da televisão.

Antes das placas virtuais, transmissões diferentes eram geradas em cada lado do campo, como em Brasil x México no Allianz Parque em 2015
Antes das placas virtuais, transmissões diferentes eram geradas em cada lado do campo, como em Brasil x México no Allianz Parque em 2015 Imagem: Reprodução/TV Globo/TV Azteca

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes