Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Diretor da Globo homenageia nomes históricos em carta nos 50 anos do 'EE'

O diretor de Esporte da Globo, Renato Ribeiro, enviou uma carta de agradecimento aos profissionais da equipe celebrando os 50 anos de existência do programa "Esporte Espetacular". O texto ao qual a coluna teve acesso relembra o início da atração, em 1973, como uma espécie de divisor de águas decisivo para a criação do departamento na emissora.

Renato Ribeiro homenageou e citou nominalmente profissionais que fizeram parte da equipe que inaugurou o formato, como o apresentador Léo Batista e outros membros históricos da imprensa brasileira que estavam naquele time da TV Globo, como o narrador Luciano do Valle, Juarez Soares, Ciro José e Rui Viotti.

O diretor de Esporte relatou ainda que antes da existência do "Esporte Espetacular", as transmissões esportivas da TV Globo ainda eram muito raras, como um amistoso entre Brasil e União Soviética em 1965 e a Copa do Mundo de 1970 (que foi exibida em pool de emissoras com revezamento de profissionais da Globo, TV Tupi, Record e Bandeirantes na narração e comentários).

Ribeiro ainda traçou um paralelo entre as poucas exibições esportivas ao vivo de cinco décadas atrás com o atual cenário de produção de transmissões para a TV Globo, sportv, Premiere e Combate.

Leia a íntegra da carta enviada por Renato Ribeiro:

"Imaginem, há exatamente 50 anos, como estava a equipe pioneira que botava no ar a primeira edição do Esporte Espetacular. A simplicidade do cenário - uma tapadeira verde mínima com o logo - mostra o retrato da época e das dificuldades que tiveram. Uma aventura. Até então, o Esporte na TV Globo se resumia a pouquíssimas transmissões esporádicas, como o amistoso Brasil x URSS, em 1965, ou a Copa de 1970. Não havia regularidade. O nascimento do EE fez com que surgisse, ainda que pequeno, um departamento de Esporte na empresa. Aquelas pessoas não sabiam, mas botaram o primeiro tijolo de algo que cresceu muito. Talvez não acreditassem se alguém dissesse que hoje produzimos conteúdo para a maior tv aberta do Brasil, para o maior canal esportivo do país (na verdade três canais!), para canais ppv de futebol e lutas que são um sucesso, para o maior portal de esportes. Fazemos de uma transmissão no horário nobre da TV Globo a um doc no Globoplay. De um programa de debate no Sportv a um podcast. Imagens, textos, áudios, narrações, reportagens, informação, diversão e emoção há cinco décadas, espalhadas em diversas plataformas em linguagens diferentes. Tudo isso começou com aquele corajoso primeiro programa, no dia 8 de dezembro de 1973.

O EE é o produto esportivo há mais tempo no ar na tv brasileira. Um orgulho.

Gostaria de deixar lembrar de pessoas especiais que fizeram parte daquela primeira equipe:

Léo Batista (apresentador da primeira edição!), Waldir Mendes, José Luiz Furtado, Luciano do Valle, Ciro José, Juarez Soares, Tércio de Lima, Teti Alfonso, Miriam Delamare, Milton Collen, Fernando Villela, Moacyr Masson e Rui Viotti.

Continua após a publicidade

Muito obrigado pelo primeiro passo, por desbravar o caminho.

Sem esquecer dos mestres Armando Nogueira e Alice Maria, que chefiavam o jornalismo da emissora à época e abriram espaço para o programa.

Hoje, somos quase 700 "herdeiros" que trabalham todos os dias levando esporte aos brasileiros.

Como o EE, a gente foi se reinventando nessas cinco décadas. Com a mesma competência e mesma paixão desses pioneiros.

O Esporte da Globo foi, segue sendo e sempre será ESPETACULAR!

Parabéns pra todos nós. Viva nosso cinquentão!

Continua após a publicidade

Renato"

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes