Jordana Araújo tem estreia marcada no sportv; conheça a nova comentarista
A mais nova comentarista do time de esportes da Globo já tem estreia marcada no sportv. Jordana Araújo, de 30 anos, começa sua trajetória na empresa com a transmissão de Ferroviária x Santos, nesta sexta-feira (8), pela última rodada da fase de grupos da Ladies Cup, competição de futebol feminino que tem sido transmitida pelo canal de TV por assinatura nos últimos dias. A partida está marcada para as 18h30 (horário de Brasília).
Jordana vem da periferia de Osasco, na Grande São Paulo, e sempre teve o sonho de ser jornalista, apesar de ouvir de muitas pessoas que aquele era um ideal impossível por causa da origem dela. Caçula de cinco irmãos, sempre viveu o futebol em família ao lado da mãe, Vera, e do pai, Francisco, todos reunidos para ver futebol na TV desde que ela era criança.
No caminho para a realização do sonho de atuar nessa profissão, Jordana foi babá, recepcionista, arquivista, trabalhou no Ceagesp e finalmente entrou em uma faculdade de jornalismo. Teve que trancar o curso em 2015, quando ficou grávida. Pietro, seu filho, hoje está com oito anos de idade.
"Eu sempre fui muito de falar de futebol e dessa paixão pelo jornalismo. Escutava das pessoas que eu não iria conseguir por ser da periferia de Osasco, por ser uma mulher preta. Eu sou de 1993 e minha infância passa ali pelo início dos anos 2000. Naquela época a gente tinha pouquíssimas mulheres como referência no jornalismo esportivo. Isso servia para reforçar ainda mais esses tipos de comentários. Ouvi muito frases como: 'Esse espaço não foi feito para mulher'; 'Futebol é coisa de homem'. Minha mãe sofria muita represália também por conta disso, por apoiar esse meu sonho. As pessoas usavam muito disso para tentar me desencorajar, mas em nenhum momento eu deixei de acreditar", conta a jornalista.
A retomada dos estudos de Jordana veio em 2019, e pouco depois vieram também oportunidades de comentar partidas nas transmissões do Paulistão Feminino no canal próprio da FPF (Federação Paulista de Futebol), na época um projeto que colocava apenas mulheres na cobertura dos jogos dessa competição.
Jordana passou a estagiar no Grupo Bandeirantes, no rádio, e depois foi contratada. Foi repórter da BandNews FM e participou de um quadro no qual comentava futebol no programa "Band Esporte Clube", em TV aberta, nas tardes de sábado. O sucesso chamou atenção da direção da Globo, que contratou a jornalista para o seu time de comentaristas esportivos. Justamente em um momento desafiador para Jordana.
"Quando eu fui contratada pela Globo, nossa família chorou bastante. Foi um ano muito delicado para o meu pai, que tratou um câncer. Ele foi uma das poucas pessoas para quem eu contei quando estava em período de negociação", disse.
A estreia no sportv virá justamente com futebol feminino e em uma partida de dois times paulistas, como foram as primeiras oportunidades na FPF. Jordana estará ao lado do narrador Henrique Guidi na transmissão de Ferroviária x Santos, jogo que vale uma vaga na final para as Sereias da Vila.
"Eu venho do futebol feminino e ver as mulheres ganhando cada vez mais espaço nas transmissões ao mesmo tempo em que a modalidade vai se desenvolvendo é muito legal. A Ladies Cup é um campeonato muito interessante, pois nele já dá para perceber também as ideias e projetos dos clubes para o ano que vem. É muito importante cada vez mais ter espaço na mídia, permitir mais acesso aos torcedores", analisou a nova comentarista do sportv.
"Este ano foi especial, pois tivemos a Copa do Mundo, que colocou o futebol feminino em mais evidência ainda. Foi o ano da consolidação, da realidade. Ainda tem o hiato para o masculino, que precisa ser diminuído, mas estamos no caminho. Isso é o que realmente importa. A gente entrou numa estrada e não dá mais para voltar", completou Jordana, que também vai atuar em transmissões de futebol masculino no canal.
Deixe seu comentário