Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Veja 5 mudanças já confirmadas nas transmissões dos estaduais em 2024

A próxima temporada do futebol brasileiro vai começar com mudanças nos direitos de transmissões de alguns dos mais importantes campeonatos estaduais do país. Tem troca de emissoras na TV aberta no Ceará, fim de parceria de PPV (pay-per-view) em São Paulo, mudança de estratégia do YouTube no próprio Paulistão, e a chegada de um novo player, o Canal GOAT, às transmissões em três estados.

A coluna explica agora as cinco mudanças mais importantes e já confirmadas nos estaduais da temporada 2024. Confira:

1 - Paulistão não terá mais Premiere

Após mais de duas décadas, o Campeonato Paulista não estará no PPV (pay-per-view) da Globo em 2024. O Premiere não teve seu contrato renovado com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e vai ficar fora da competição no ano que vem.

A entidade, em parceria com a LiveMode, já anunciou aos clubes, segundo apurou a coluna, que haverá um novo modelo para a redistribuição dos jogos que faziam parte do pacote do Premiere. Esse modelo ainda não teve seu desenho anunciado oficialmente, mas contará com uma "combinação diversificada de formatos", aliando canais digitais abertos, serviços de streaming e operadoras de TV por assinatura.

O assinante do Premiere precisará ficar atento, pois os jogos do Campeonato Paulista não estarão mais disponíveis na plataforma. Em breve a FPF precisará divulgar as novas formas de assinar o pacote de PPV da competição. O torneio vai continuar com o Paulistão Play, que já era um serviço de pay-per-view alternativo próprio da entidade.

2 - GOAT passa a transmitir o Carioca

Lançado como a grande novidade de 2023 no mundo das transmissões esportivas, o Canal GOAT, que exibe futebol de maneira gratuita na internet em plataformas como o YouTube, vai transmitir em 2024 o Campeonato Carioca.

O acordo acertado com a agência Brax e a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) inclui todos os jogos da competição, com exceção daqueles nos quais o Vasco jogar como mandante. O time da Colina é o único que não aderiu até hoje ao contrato da federação com a Brax, por isso ainda pode negociar seus jogos em casa, de acordo com a Lei do Mandante.

Em 2023, o Vasco negociou suas partidas em casa com a CazéTV. O Botafogo fez o mesmo, mas agora mudou sua posição e está no contrato coletivo da Brax. Além do GOAT, o Cariocão seguirá transmitido pela Band em TV aberta e pelo BandSports na TV por assinatura.

Continua após a publicidade

3 - Cearense troca afiliada da Record por Globo

O Campeonato Cearense teve uma mudança bastante impactante anunciada ontem. A TV Verdes Mares, afiliada à Globo no estado, vai voltar a transmitir a competição em 2024. O torneio estava nas mãos da TV Cidade, afiliada à Record, que tinha um contrato até 2025, mas tentou renegociar o acordo com a federação local e acabou perdendo os direitos da competição.

O "Manjadinho", como é chamado o estadual no Ceará, passou pela TV Jangadeiro (SBT) nas temporadas de 2021 e 2022, esteve na TV Cidade em 2023, e agora volta para a grade da afiliada da Globo, cuja cabeça de rede libera a faixa das tardes dos sábados para as transmissões regionais de futebol no começo do ano.

A estreia da TV Verdes Mares já está inclusive definida. Será com Fortaleza x Horizonte no dia 20 de janeiro, sábado, às 16h30 (horário de Brasília). Outra novidade é que haverá transmissões gratuitas na internet. O próprio Sistema Verdes Mares terá jogos transmitidos por meio da página cearense do portal ge, da Globo.

O Canal GOAT também entrou no Cearense e vai transmitir em média dois jogos por rodada na primeira fase, além de partidas a serem definidas nos estágios seguintes da competição. A estreia será no mesmo Fortaleza x Horizonte. No dia 21, domingo, às 17h30, GOAT e ge vão transmitir Maracanã x Ceará. O canal FCF TV, da federação, garante a exibição de todos os outros duelos que não estiverem na TV ou no GOAT.

4 - CazéTV assume jogos do YouTube no Paulistão

O YouTube seguirá transmitindo o Paulistão em 2024, mas mudou a estratégia e decidiu usar a CazéTV para exibir seu pacote de 16 jogos. A plataforma, que estreou na competição em 2022, vai para a terceira temporada do contrato com a FPF.

Continua após a publicidade

Nos dois primeiros anos, as partidas gratuitas do YouTube ficaram disponíveis no canal oficial do Paulistão. Agora, estarão no canal feito pelo streamer Casimiro Miguel em parceria com a LiveMode. Enquanto o "Paulistão" tem 3,1 milhões de inscritos na plataforma, a CazéTV já passou de 9,5 milhões.

O YouTube mostra um jogo por rodada na fase de grupos, sempre uma partida diferente daquela já disponível gratuitamente na TV aberta, pela Record. O Paulistão segue também na TNT Sports, que mostra dois duelos por rodada na primeira fase, sempre um deles com total exclusividade.

5 - GOAT transmitirá o Campeonato Pernambucano

Além do Carioca e do Cearense, o Canal GOAT também acertou a transmissão do Campeonato Pernambucano em 2024, se juntando à TV Globo, que exibe a competição há mais de duas décadas na TV aberta. Ainda não foram divulgados detalhes do esquema de cobertura da competição.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes