Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo frustra 'final dos sonhos' em Mundial que a Globo não topou perder

Flamengo acabou eliminado na semifinal do Mundial de Clubes - James Williamson - AMA/Getty Images
Flamengo acabou eliminado na semifinal do Mundial de Clubes Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Colunista do UOL

07/02/2023 18h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A derrota do Flamengo para o Al-Hilal na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos, frustrou o que seria a "final dos sonhos" para os detentores de direitos de transmissão do torneio no Brasil. Agora o Rubro-Negro vai jogar a sempre melancólica decisão do terceiro lugar no próximo sábado (11), às 12h30 (horário de Brasília).

Tanto os canais da Globo (TV Globo, sportv, ge e Globoplay) quanto as plataformas digitais de Casimiro (CazéTV no YouTube e na Twitch), além do streaming Fifa+, viam na possível decisão entre Flamengo e Real Madrid o "maior jogo da história", pelas camisas e tamanhos das torcidas envolvidas.

Foi com esse mote que a disputa pelas transmissões ganhou força logo nas primeiras semanas do ano. A Globo investiu forte, bateu a concorrência e levou os dois pacotes disponíveis, TV aberta e plataforma pagas. Em meio a esse cenário, a emissora se comprometeu inclusive a transmitir a final em TV aberta mesmo que não tivesse o Flamengo em campo. Exatamente o que vai acontecer agora com o duelo entre Al-Hilal e quem vencer o confronto Real Madrid x Al Ahly, decisão que será às 16h no sábado.

Vale lembrar que na edição anterior, com o Palmeiras representando o futebol brasileiro e sul-americano, a emissora não exibiu a competição, cujos direitos ficaram com a Band em todas as plataformas com exclusividade. Um ano antes, em outra participação alviverde no Mundial de Clubes, o time comandado por Abel Ferreira foi eliminado pelo Tigres-MEX na semifinal, e a Globo não quis transmitir a decisão com o Bayern de Munique em TV aberta.

Ficava claro que esse formato de torneio era ruim para a mídia brasileira, já que todo o peso da competição é jogado em cima de um possível confronto entre campeões da Libertadores e Champions League que nem sempre acontece.

Tanto que em ambos os casos, vitória da Band sobre a Globo pela edição de 2021, quanto a vitória da Globo na disputa pela edição atual, referente a 2022, só tiveram definição dos direitos quando já era conhecido o campeão da Libertadores. As emissoras sempre correm o risco de pagar caro e ter um Mundial com algum time de outro país sul-americano representando a Conmebol.

Com o Flamengo já confirmado neste Mundial, o interesse da Globo aumentou diante da possibilidade de um histórico jogo contra o Real Madrid, não topando perder outra vez de uma forma tão bizarra como havia perdido para a Band a edição anterior, mesmo tendo direito de preferência na renovação e perdendo o prazo para fazê-lo valer.

O encontro Flamengo x Real agora só será possível caso os merengues estejam tão mal a ponto de serem derrotados amanhã pelo Al Ahly, do Egito, na outra semifinal. E, ainda assim, o duelo não valeria taça, seria um "amistoso de luxo" valendo o terceiro lugar.

A Fifa já deixou claro que quer um Mundial de Clubes maior, que não seja disputado todos os anos, e recheado de times europeus. A entidade sabe que o modelo atual está longe do ideal. Para a Globo e Casimiro, valeu a oportunidade de fazer uma edição com Flamengo, o interesse do público foi grande e a audiência interessante na semifinal. A CazéTV chegou perto de 2 milhões de aparelhos conectados simultaneamente só no YouTube. Mas o ponto mais alto da história planejada, que era a final, não será mais vivido.