Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

TV Cultura contrata piloto Bia Figueiredo para comentar automobilismo

Bia Figueiredo é a nova comentarista de automobilismo da TV Cultura - Divulgação/TV Cultura
Bia Figueiredo é a nova comentarista de automobilismo da TV Cultura Imagem: Divulgação/TV Cultura

Colunista do UOL

30/01/2023 15h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV Cultura acertou a contratação da piloto Bia Figueiredo como nova comentarista de automobilismo na emissora. O canal seguirá transmitindo a Fórmula Indy com exclusividade em TV aberta, categoria pela qual a brasileira já disputou corridas na década passada.

A nova temporada da Indy tem início marcado para o dia 5 de março, quando a TV Cultura exibirá o Grande Prêmio de São Petersburgo. Mas as participações de Bia Figueiredo começam já a partir desta terça-feira (31), com a cobertura do "Content Day" da Fórmula Indy em Palm Springs, na Califórnia, trabalho que se estenderá até quinta (2).

Bia Figueiredo foi a primeira mulher a vencer uma corrida na Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy, feito realizado na temporada de 2008 no circuito de Nashville, nos Estados Unidos. Atualmente é integrante da Comissão Mulheres no Automobilismo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

No ano passado, fez história também ao inaugurar a presença feminina em provas da TCR South America, principal categoria de turismo da América do Sul. Até 2019, correu pela Stock Car, e no começo do ano seguinte anunciou uma gravidez e que faria uma pausa na carreira para se dedicar à chegada do primeiro filho.

Ao todo, a Fórmula Indy terá 17 corridas na temporada 2023, e o principal destaque, como sempre, será a realização das 500 milhas de Indianápolis no dia 28 de maio, a 107ª edição de uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial. A TV Cultura transmite a Indy desde 2021 e tem contrato assinado até a temporada de 2024.