Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quem não faz leva: Brasil perde de Camarões no final e fica sem 3º lateral

Martinelli é parado com falta por Aboubakar na partida entre Camarões e Brasil - NELSON ALMEIDA / AFP
Martinelli é parado com falta por Aboubakar na partida entre Camarões e Brasil Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

02/12/2022 18h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Seleção reserva não conseguiu encantar nem aproveitar as inúmeras oportunidades criadas contra Camarões. Foram 19 finalizações do Brasil e um gol no placar para? Camarões.

Aos 46 do segundo tempo, Vincent Aboubakar recebeu cruzamento de Ngom e meteu de cabeça na meta de Ederson. E foi isso: 1 a 0 para a seleção africana.

Por alguns minutos, restou a tensão de perder a liderança do grupo para a Suíça, no saldo de gols. O grupo G não escapou da zebra em campo, mas termina sem choques: Brasil em primeiro, Suíça em segundo (eu tinha apostado na Sérvia).

Em decisão inédita, mas nem tão surpreendente, Tite não escalou um titular sequer: Ederson; Daniel Alves, Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho e Fred; Antony, Rodrygo e Gabriel Martinelli; Gabriel Jesus.

No primeiro tempo, Antony e Martinelli não conseguiram converter suas chances em gol, mas provaram que a Seleção tem um futuro bastante promissor. Os dois, aliás, que apenas três anos atrás estavam jogando uma outra Copa: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Que ascensão é essa, Brasil!

Camarões, por sua vez, tomou mais amarelos (três) do que deu chutes ao gol (um).

Na segunda etapa, logo aos 6 minutos, Alex Telles saiu arrasado, sentindo demais o joelho. Chorou um choro doído no banco de reservas, consolado pelo médico Rodrigo Lasmar.

Na sequência, Marquinhos substituiu Telles, Everton Ribeiro entrou no lugar de Rodrygo e Bruno Guimarães, no de Fred.

A entrada mais esperada por essas bandas, porém, veio aos 19 minutos: Pedro estreou na vaga do apagado Gabriel Jesus. O nome mais ouvido, no entanto, foi o de Bruno Guimarães.

A Seleção pega a Coreia do Sul, na segunda, e avançando, enfrenta o vencedor de Japão e Croácia. O caminho para as semifinais é bastante viável. A preocupação maior para Tite agora, além da dúvida sobre Neymar (que parecia bem hoje, no estádio), reside nas laterais.

Neste momento, temos três dos nossos quatro laterais lesionados: Alex Telles se junta a Alex Sandro e Danilo, ainda sem previsão de retorno. Daniel Alves, ironicamente, é o único que está 100 por cento.

Depois do susto, qual vai ser a Seleção do mata-mata? Quem quer apostar uns dracmas?