Topo

Alicia Klein

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em tarde de Dudu, Palmeiras oscila em Brasileirão com sarrafo baixo

Dudu, do Palmeiras, comemora gol durante partida contra o Fluminense, no Allianz Parque, pelo Brasileirão 2022. - Marcello Zambrana/AGIF
Dudu, do Palmeiras, comemora gol durante partida contra o Fluminense, no Allianz Parque, pelo Brasileirão 2022. Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

08/05/2022 17h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Alguns apostaram que Abel Ferreira teria escalado o time titular contra o modesto Independiente Petrolero, na terça-feira, para poupá-los no Brasileirão e entrar de novo com força máxima na Copa do Brasil, na próxima quarta.

Mas Abel não quis saber de economizar talento. Todo mundo em campo, inclusive Wesley, em uma demonstração de confiança depois das críticas.

Já o Fluminense, na segunda partida sob o comando de Fernando Diniz, veio armado para atuar no contra-ataque e sofreu com a saída de Paulo Henrique Ganso, substituído por lesão aos 18 minutos do primeiro tempo. Até Cano entrou no ferrolho tricolor.

A pior escalação do dia, porém, foi a da arbitragem. Conseguiu a façanha de picotar o jogo e ser leniente. Parar quando não deveria e economizar nos amarelos. Depois de ver por outro ângulo, acho que acertaram no lance do (não) pênalti em Rony — embora, nesse caso, devessem tê-lo punido pela simulação.

Apesar de conseguir algumas finalizações, o Palmeiras foi para o intervalo sem impor sua superioridade técnica.

O Fluminense voltou melhor no início do segundo tempo e levou perigo por duas vezes ao gol alviverde, em belas trocas de passes. Encontrou espaços no setor defensivo palmeirense e encheu os olhos de quem aprecia o Dinizismo.

Já os adeptos do Abelismo viram a troca dos dois laterais: Jorge no Piquerez (por lesão) e Mayke no Marcos Rocha (que disse ao repórter da Globo: "Nem eu sei porque saí").

Dudu fez o que pôde, inclusive uma bola que só não entrou por uma grande defesa do veterano Fábio.

Na metade do segundo tempo, Abel finalmente fez mudanças mais significativas: Scarpa no Wesley (em tarde péssima) e Navarro no Danilo, jogando Dudu para a esquerda.

Dois minutos depois, em uma linda invertida de bola, Scarpa dominou e cruzou para Dudu estufar a rede. Palmeiras 1 a 0.

Quando o alviverde parecia ter se encontrado em campo com as alterações, Caio Paulista encaixou um ótimo contra-ataque pela esquerda e Cano não perdoou: 1 a 1.

As defesas (e a arbitragem) garantiram o empate. Atuações fortes de ambos os lados. Nem o talento de Raphael Veiga salvou.

O Fluminense marcou seu primeiro ponto no Allianz Parque. O time de Abel Ferreira chega a oito jogos de invencibilidade.

Se os principais concorrentes do Palmeiras no Brasileirão são Atlético-MG e Flamengo, o campeonato está muito aberto. E se forem Corinthians, Red Bull Bragantino, Botafogo, São Paulo ou qualquer outro, também.

O sarrafo, por enquanto, é baixo. Galo e Fla perderam seus clássicos no final de semana. Três dos times na zona de classificação para a Libertadores já completaram cinco jogos e não têm mais que nove pontos em quinze possíveis. Corinthians e Bragantino se enfrentam e um dos dois será o líder ao final da rodada com, no máximo, 12 pontos.

Ou seja, o Palmeiras continua muito no jogo. O calendário massacrante pode acabar nivelando por baixo o Brasileirão.