PUBLICIDADE
Topo

"Agora vai": como Maguila bateu Quebra Ossos em luta ícone de sua carreira

Do UOL, em Santos (SP)

04/07/2020 04h00

Entre março de 1986 e maio de 1989, Maguila viveu um dos melhores momentos de sua carreira no boxe ao engatar uma sequência de 18 vitórias. A mais marcante delas aconteceu em agosto de 1987, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, contra o lendário norte-americano James Smith, mais conhecido como Quebra-Ossos.

O embate, retratado no especial do UOL Esporte que aborda algumas das históricas lutas da carreira de Maguila, colocou o brasileiro à prova. E ele deu conta do recado, como lembra o técnico de Maguila na época, Miguel de Oliveira, campeão mundial pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) em 1975.

"[Quebra-Ossos] Tinha vindo de luta com Mike Tyson. E eu falei com o Maguila: 'O que você acha de enfrentar esse cara?' Sim, porque eu sempre perguntava para os meus lutadores se eles se sentiam em condições de enfrentar os adversários. E ele disse que se tivesse as oito semanas de treino, enfrentaria qualquer um", conta.

A tática era mais que definida. "Eu tinha feito a cabeça do Maguila: não era para brigar. Não era para dar distância ao cara. Era certo que o Quebra Ossos iria se cansar. E no quarto assalto, quando eu vi que ele estava respirando com a boca aberta, eu falei para o Maguila: agora vai!"

Miguel de Oliveira relembra a cena, como se fosse a movimentação de uma peça de xadrez no tabuleiro. "Aí, o Maguila acertou um direto no americano que foi às cordas e voltou com os dois olhos arregalados, assustado".

Maguila ganhou a luta por pontos e alcançou os primeiros lugares do ranking mundial.

Esporte