PUBLICIDADE
Topo

Basquete

O melhor toco da história da NBA? Como Adebayo chocou até Magic Johnson

Bam Adebayo dá toco em Jayson Tatum na prorrogação de Miami Heat x Boston Celtics - Kim Klement-USA TODAY Sports
Bam Adebayo dá toco em Jayson Tatum na prorrogação de Miami Heat x Boston Celtics Imagem: Kim Klement-USA TODAY Sports

Do UOL, em São Paulo

16/09/2020 12h12

Ser considerado autor da melhor jogada defensiva da história dos playoffs por ninguém menos do que Magic Johnson. O ala-pivô Bam Adebayo teve mais este motivo para comemorar na noite de ontem, quando praticamente garantiu com um toco a vitória do Miami Heat sobre o Boston Celtics por 117 a 114 no jogo 1 da final da Conferência Leste da NBA .

Antes de tudo, para entender o tamanho do feito de Bam Adebayo e a pertinência da afirmação de Magic Johnson, nada melhor do que ver a imagem.

Se o toco tivesse ocorrido na temporada regular da liga americana de basquete já teria causado barulho. Mas nos segundos finais da prorrogação do jogo 1 de uma final de conferência? Daí já estamos falando de um novo patamar.

Ficou com dúvidas? Então reveja por outros ângulos o lance chave para a vitória do Heat. Afinal, vale ressaltar o que você já deve ter notado: faltavam cinco segundos e Tatum subia para empatar a partida com uma enterrada. Não há dúvidas de que, além de espetacular, o toco foi decisivo.

Atônitos, os jogadores dos Celtics ainda demoraram dois segundos para forçar a falta que deu ainda uma última chance de empate à franquia — Adebayo errou um dos lances livres, mas os Celtics não converteram um último arremesso de três pontos no estouro do cronômetro.

E vale ainda mais observação. O toco de Adebayo não foi em cima de qualquer um, e sim do cestinha da partida, Jayson Tatum, que converteu 30 pontos ao longo da partida.

Ficou convencido de que este realmente pode ter sido a melhor jogada defensiva da história dos playoffs? Magic Johnson, ex-jogador do Los Angeles Lakers e uma das lendas do esporte, não teve dúvidas. Foi para o Twitter e afirmou de forma enfática, com direito a quatro pontos de exclamação.

"O toco de Bam Adebayo na tentativa de enterrada de Jayson Tatum foi a melhor jogada defensiva que já vi nos playoffs!!!!".

Seria difícil listar todos os concorrentes, mas não custa lembrar uma jogada recente que também chocou a NBA: o toco de LeBron James em Andre Iguodala no Jogo 7 da final de 2016. Tire suas próprias conclusões.

Basquete