Topo

Dono de franquia da NBA diz aos seus jogadores que perder é melhor

Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks - Jonathan Daniel/Getty Images
Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks Imagem: Jonathan Daniel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/02/2018 15h33

Dono do Dallas Mavericks, Mark Cuban afirmou aos jogadores da equipe texana que perder até o fim da temporada é o melhor caminho para a franquia. Sem chances concretas de se classificar para os playoffs, o time pode se beneficiar se tiver uma das piores campanhas da NBA, ganhando uma das primeiras escolhas do próximo Draft.

"Eu provavelmente não deveria dizer isso, mas eu acabei de ter um jantar com alguns dos nossos jogadores outra noite e aqui estamos, você sabe, não estamos brigando por playoffs. Eu disse 'Veja, perder é nossa melhor opção'", disse Cuban, em entrevista ao podcast "House Call with Dr. J".

Os Mavericks ocupam atualmente a 14ª e penúltima posição na Conferência Oeste, com 18 vitórias e quarenta derrotas. O New Orleans Pelicans, oitavo e último que iria hoje para os playoffs, tem 31 vitórias e 26 derrotas. Cada equipe joga 82 partidas antes do início dos mata-matas.

Com a equipe longe da classificação, Cuban prefere que a franquia se foque no Draft, o recrutamento anual de calouros, em que os times da NBA podem selecionar jogadores das universidades americanas e do exterior. Quanto pior foi sua campanha na última temporada, mais chances você tem de ter uma das primeiras escolhas no evento. Consequentemente, maiores são suas chances de conseguir um jogador talentoso.

"Adam Silver (comissário da NBA) provavelmente vai odiar ouvir isso, mas ao menos eu sentei e expliquei para eles. E expliquei como serão nossos planos na intertemporada, que não vamos adotar essa postura de novo. Adotamos por cerca de um ano e meio e foi brutal para mim. Mas ser transparente acho que é a chave para ser um dono próximo dos jogadores e ter estabilidade", declarou Cuban.