PUBLICIDADE
Topo

Basquete

1º campeão brasileiro da NBA, Splitter anuncia aposentadoria aos 33 anos

EFE/John G. Mabanglo
Imagem: EFE/John G. Mabanglo

Do UOL, em São Paulo

19/02/2018 08h31

O pivô Tiago Splitter, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA em 2014, anunciou a sua aposentadoria em entrevista publicada pelo site da emissora “SporTV”.

De acordo com o jogador, a dificuldade de recuperação depois de uma cirurgia no quadril há dois anos fez ele repensar a carreira e decidir pela aposentadoria, Ele não entrava em quadra há dez meses, quando ainda defendia o Philadelphia 76ers, sua última franquia na NBA.  

“Vou parar de jogar. É uma decisão que tomei nesses últimos meses, não é uma coisa que eu quero, mas a lesão que tive no quadril está sendo mais problemática do que a gente achava”, disse.

Splitter começou a carreira em 2009, pelo Ipiranga. Depois de uma passagem de sucesso pelo basquete espanhol por nove anos, ele assinou em 2010 com o San Antonio Spurs, onde conquistou o título quatro anos mais tarde. Ele ainda defendeu o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers na NBA.   

“Você parar de fazer uma coisa que você fazia a vida inteira. Conversei com minha família, minha esposa, todo mundo e, realmente, chegou o momento de pendurar o tênis”, disse.

 Presente em todas as convocações da seleção brasileira, Splitter disputou a Olimpíada de 2012, em Londres, e sempre teve comportamento exemplar tanto dentro quanto fora das quadras. Ausente da Rio-2016 por causa da lesão, o pivô foi comentarista da Rede Globo no evento.

Leia mais sobre a carreira de Spiltter no blog Bala na Cesta. 

Basquete