Topo

"Somos muito ricos na NBA, só um imbecil não doa", dispara Gregg Popovich

Gregg Popovich criticou atletas de elite que não se preocupam com causas solidárias - AP Photo/Darren Abate
Gregg Popovich criticou atletas de elite que não se preocupam com causas solidárias
Imagem: AP Photo/Darren Abate

28/12/2017 13h05


Conhecido esportivamente pelo sucesso como treinador e fora das quadras pela personalidade forte, Gregg Popovich voltou a expor um discurso diferente do senso comum adotado por celebridades da NBA. O comandante do San Antonio Spurs, dono de cinco anéis de campeão na liga de basquete mais famosa do mundo, classificou como “imbecil” quem não se preocupa com questões solidárias na elite do esporte americano. Tudo por conta dos altos salários distribuídos.

“Somos muito ricos e não necessitamos de todo o dinheiro. Outras pessoas, sim, necessitam mais. Só um imbecil não doa aqui na NBA. É muito simples”, sentenciou o técnico do San Antonio Spurs, em entrevista coletiva concedida após a vitória sobre o Brooklyn Nets na última terça.

“Todos sabem que há desigualdade, e vivemos uma situação quase que embaraçosa. Se está tudo bem para você, deveria se envergonhar de não fazer nada para aliviar esta brecha. É passar o tempo com organizações ou dar dinheiro. É uma responsabilidade que não se pode negar. Se nega, deveria se envergonhar”, acrescentou o comandante.

Popovich trabalha em diversas frentes solidárias, como a arrecadação de fundos para um programa de ajuda a vítimas de tragédias ambientais. O treinador, que também assumiu o posto de comandante da seleção dos Estados Unidos, também participa de organizações como o San Antonio Food Bank e Shoes That Fit.

“Em San Antonio, por exemplo, temos uma grande necessidade. O Food Bank serve umas 58 mil famílias todas as semanas. Temos muitas crianças e famílias que necessitam desta comida. A necessidade nunca parece desaparecer e este é um exemplo do que podemos fazer fora das quadras”, finalizou.

Dentro da quadra, Popovich e os Spurs têm feito boa temporada. A franquia do Texas acumula 24 vitórias e 11 derrotas, retrospecto que deixa a equipe na terceira colocação da Conferência Oeste, apenas atrás de Houston Rockets e Golden State Warriors.