Topo

Tetracampeã olímpica dos EUA no basquete revela homossexualidade

Sue Bird cumprimenta Adam Silver, comissário da NBA, após a conquista do ouro na Rio-2016 - Tom Pennington/Getty Images
Sue Bird cumprimenta Adam Silver, comissário da NBA, após a conquista do ouro na Rio-2016 Imagem: Tom Pennington/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 14h55

Uma das maiores jogadoras da história do basquete americano, a armadora Sue Bird revelou nesta quinta-feira (20), em uma entrevista ao site “ESPNW”, que é homossexual. Tetracampeã olímpica e tricampeã mundial pelos Estados Unidos, a veterana de 36 afirmou que era a hora de tornar pública sua orientação sexual e o relacionamento com a meio-campista Megan Rapinoe, outra estrela do esporte dos EUA.

“Está acontecendo agora porque é o que eu sinto ser certo. Apesar de eu entender que há pessoas que pensam que eu deveria ter feito isso mais cedo, não era correto para mim no momento. Tenho que ser honesta. É minha jornada”, declarou a jogadora.

“Eu sou gay. Megan é minha namorada. Isso não é segredo àqueles que me conhecem. Eu não sinto que eu não tenha vivido minha vida. Acho que as pessoas assumem que se você não está falando sobre, você deve estar escondendo, como se fosse um segredo. Nunca foi o caso para mim”, completou Bird.

A atleta disse ter descoberto que era gay quando estava na universidade de Connecticut, pela qual conquistou dois títulos universitários. Como profissional, Bird joga há 15 temporadas no Seattle Storm e venceu em duas ocasiões a WNBA – além disso, tem quatro taças da Euroliga em sua passagem pelo basquete russo.

Bird é a jogadora mais velha da WNBA, mas não pretende se aposentar em breve. O anúncio feito nesta quinta não tem a ver com a proximidade do fim da carreira ou mesmo com o ativismo social de Rapinoe, vocal sobre as questões LGBT e de desigualdade racial. Rapinoe, uma das estrelas da seleção americana de futebol e jogadora do Seattle Reign, namora com Bird desde o outono americano de 2016.