Topo

Maldição? Varejão não tem dado sorte quando o assunto são títulos da NBA

Varejão (à direita) em ação pelos Warriors em fevereiro antes de ser dispensado - Mark J. Terrill/AP
Varejão (à direita) em ação pelos Warriors em fevereiro antes de ser dispensado Imagem: Mark J. Terrill/AP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2017 13h22

Anderson Varejão tem uma carreira consagrada na NBA, com 13 anos na liga norte-americana e participações importantes. Mas, no que diz respeito a finais, o brasileiro não tem dado muita sorte. O pivô vestiu apenas as camisas de Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors, mas nunca esteve no lado vencedor. E, nas últimas duas temporadas, acabou dispensado meses antes de sua equipe levantar o troféu.

Vice-campeão com os Warriors em 2016, Varejão iniciou esta temporada na equipe de Oakland, mas acabou dispensado quando a franquia quis equilibrar seu elenco - que tinha mais jogadores de garrafão do que opções no perímetro. Por isso, não estava mais no plantel quando a franquia foi campeã ao vencer os Cavaliers por 4 a 1 na decisão de 2017.

A mesma situação já havia ocorrido no ano anterior, mas do lado oposto. Varejão iniciou a temporada 2015/16 no elenco dos Cavaliers, mas acabou trocado pela franquia, que precisava de espaço salarial para buscar reforços. Após movimentações do mercado, foi parar nos então campeões Warriors, que acabaram derrotados na decisão daquele ano pelo... Cleveland!

Varejão ainda acumula outros dois vice-campeonatos na carreira: foi derrotado pelo San Antonio Spurs na decisão de 2007 e pelos Warriors na final de 2015. Em ambos os reveses, atuava pelos Cavaliers.

Atualmente Varejão está sem clube. Selecionado pelo Orlando Magic na 30ª escolha do Draft de 2004, foi trocado para os Cavaliers antes mesmo de estrear. Atuou por 12 anos pela equipe de Cleveland antes de ir parar nos Warriors, onde ficou por uma temporada.

No ano passado, quando foi vice pelos Warriors, Varejão se recusou a aceitar um anel de campeão dos Cavaliers - uma franquia pode premiar jogadores que fizeram parte da campanha na temporada regular e não estavam mais no elenco na final. Ainda não se sabe se tomará a mesma decisão em relação à conquista do Golden State em 2017.