Topo

Melhor do país no ano, Giovannoni é ofuscado por ausentes e gringo na seleção

Guilherme Giovannoni foi o jogador mais valioso da última temporada do NBB - Cadu Gomes/Divulgação
Guilherme Giovannoni foi o jogador mais valioso da última temporada do NBB Imagem: Cadu Gomes/Divulgação

Daniel Neves

Em São Paulo

18/07/2011 07h00

Guilherme Giovannoni foi o grande nome do basquete brasileiro em 2011. Comandou o Brasília no bicampeonato do Novo Basquete Brasil (NBB), foi o melhor jogador do campeonato e escolhido o MVP das finais. O ala-pivô, porém, passou praticamente despercebido no início da preparação do país para o Pré-Olímpico das Américas, ao ser ofuscado pelas polêmicas dispensas dos atletas que atuam na NBA e pela presença de um norte-americano na seleção.

Leandrinho pede dispensa da seleção

Uma das estrelas do Brasil na NBA, o armador Leandrinho pediu dispensa da seleção, alegando problemas físicos para não poder se apresentar

Os pedidos de dispensa de Nenê e Leandrinho dominaram a cobertura das duas primeiras semanas de treinamento da seleção brasileira em São Paulo. O ala-armador do Toronto Raptors foi o mais comentado, ao alimentar pela imprensa uma polêmica com a CBB sobre os motivos de sua ausência na competição.

Além dos ‘ausentes’, quem roubou os holofotes foi o norte-americano Larry Taylor, chamado para integrar a seleção brasileira. Desde sua polêmica convocação até a notícia de que sua naturalização não sairia a tempo para o Pré-Olímpico, o armador do Bauru foi um dos mais assediados.

Enquanto isto, Giovannoni foi praticamente ignorado. Na coletiva de apresentação da equipe, a CBB disponibilizou para entrevista coletiva diversos jogadores, sendo que o ala-pivô foi o único a não receber perguntas. Ao fim da atividade, brincou com os jornalistas ao microfone. “Gente, esta é a minha voz”, disse

Larry não consegue naturalização a tempo

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta quinta-feira que a naturalização do armador não sairá a tempo para o Pré-Olímpico das Américas, na Argentina, que começa no final de agosto. Larry se disse ?abalado? com a notícia.

Mesmo sendo o principal jogador de basquete em atividade no Brasil, Giovannoni perde em popularidade no Twitter para outros convocados para a seleção. O perfil do jogador tem 2.665 seguidores, número inferior a Tiago Splitter (26.734), Leandrinho (9.933) e Marcelinho Huertas (3.901), que atuam no exterior.

Com seu jeito tranquilo, Giovannoni se mostra avesso à badalação. Mesmo assim, tem trabalhado cada vez mais sua imagem. Tem um assessor de imprensa próprio, inaugurou seu site oficial há pouco mais de três meses e mantém um canal de comunicação ativo com torcedores e jornalistas através de sua conta no Twitter.

“Já fui um pouco mais alheio a este tipo de coisa. Mas vi que é um lado importante e que tem que prestar atenção. O pessoal que gosta de basquete quer saber o que está acontecendo”, disse Giovannoni.

Curiosamente, o ala-pivô foi apontado como o grande nome da seleção justamente por um daqueles que ajudou a ‘ofuscá-lo’ nestas primeiras semanas de trabalho. Em entrevistas a diversos veículos de comunicação na última semana, Leandrinho ressaltou o bom momento de Giovannoni e afirmou que o jogador do Brasília será a referência da seleção no Pré-Olímpico.

“Agradeço muito ao Leandrinho pela confiança. Com certeza tentarei aproveitar ao máximo este bom momento e assumir a responsabilidade. Mas não acredito que ficará em cima de um jogador só”, comentou Giovannoni.