PUBLICIDADE
Topo

Datafolha: Lula tem vantagem no Nordeste; empresários preferem Bolsonaro

Lula e Bolsonaro  - Divulgação e Agência Brasil
Lula e Bolsonaro Imagem: Divulgação e Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 22h09

Datafolha - Pesquisa muito confiável -  -

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com larga vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste - a segunda região mais populosa do Brasil, com 27% dos eleitores. Na briga pela Presidência da República, o petista derrota o principal adversário por 58% a 19%. As informações são da pesquisa Datafolha, contratada e divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo.

Por outro lado, o presidente Bolsonaro tem vantagem de votos entre os eleitores com maiores rendas e empresários. No grupo das pessoas com renda superior a 10 salários mínimos, o atual chefe do Executivo federal tem 47% das intenções de voto.

Entre os de renda mensal de 5 a 10 mínimos, Bolsonaro tem 44%. Essas faixas de renda, segundo a pesquisa, somam 11% da população. Já entre empresários, 4% dos ouvidos, o presidente tem 43% dos votos.

Lula, porém, tem grande liderança no grupo daqueles que recebem até 2 salários mínimos - 52% dos entrevistados -, o petista tem 56% contra 22% de Bolsonaro. Além disso, o petista é o preferido de 62% dos desempregados - que são 9% da amostra do levantamento.

O ex-presidente ainda tem vantagem entre os mais jovens (54% a 24%) e os menos escolarizados (56% a 22%). Já os evangélicos preferem Bolsonaro a Lula. Agora, o atual presidente tem 40% dos votos, e o petista 35% (antes, 39% e 36%).

A pesquisa Datafolha, contratada pela empresa Folha Da Manhã S.A., ouviu 2.556 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 22 e 23 de junho. As entrevistas foram feitas por abordagem pessoal, em pontos de fluxo populacional, em 181 cidades brasileiras de 25 estados e no Distrito Federal. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09088/2022 e teve custo de R$ 473.780,00.

O levantamento de hoje mostrou que Lula segue na liderança da corrida eleitoral de 2022 para Presidência da República. O ex-presidente venceria a disputa no primeiro turno, pois têm 53% dos votos válidos, e mais do que a soma de todos os outros concorrentes. Já Bolsonaro fica com 32% dos votos válidos.

O Datafolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo. O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação. As pesquisas geralmente são feitas abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.