Topo

Após repercussão negativa, Arthur do Val desiste de buscar novo mandato

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

08/03/2022 18h12

O deputado estadual Arthur do Val (SP) disse hoje que não vai concorrer a novo mandato nas próximas eleições. O documento deve ser distribuído amanhã aos demais integrantes da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

O comunicado foi feito depois de o Podemos acatar hoje pedido desfiliação do deputado. O parlamentar é alvo de ao menos 12 pedidos de cassação e poderá ser convocado ao Senado para prestar explicações por comentários considerados machistas.

Quinze deputados estaduais de diferentes partidos protocolaram na Alesp representação contra Arthur, após a divulgação de áudios em que ele afirma que mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". A representação é dirigida ao Conselho de Ética da Casa.

Leia a carta enviada por Arthur do Val a correligionários

Carta de Arthur do Val à Alesp. Deputado não deve concorrer a novo mandato - Divulgação/Arthur do Val - Divulgação/Arthur do Val
Carta de Arthur do Val à Alesp. Deputado não deve concorrer a novo mandato
Imagem: Divulgação/Arthur do Val

MBL e ala do Podemos disputam candidatura estadual

Lideranças do MBL devem apresentar o nome do vereador Rubinho Nunes como substituto de Arthur do Val na corrida pelo governo de São Paulo. - Divulgação/MBL - Divulgação/MBL
Rubinho Nunes MBL Podemos
Imagem: Divulgação/MBL

Em reunião ontem, lideranças do MBL (Movimento Brasil Livre) decidiram apresentar o nome do vereador Rubinho Nunes como substituto de Arthur do Val na corrida pelo governo de São Paulo pelo Podemos.

Um acordo entre o MBL e o Podemos prevê a escolha de um nome para concorrer ao pleito estadual. Mas, internamente, os diretorianos discutem indicar nomes com tradição dentro do partido, como os de:

  • Renata Abreu, deputada federal e presidente da sigla;
  • Igor Soares, prefeito reeleito de Itapevi;
  • Rogério Lins, prefeito de Osasco.

Dentro do MBL, segundo interlocutores ouvidos pelo UOL, ganha força o nome de Heni Ozi Cukier, deputado eleito pelo Novo de São Paulo. O parlamentar prepara sua mudança para o Podemos.

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que estuda se candidatar ao Senado pelo Rio de Janeiro ou pelo Distrito Federal, também é bem visto pela cúpula do partido e pode ser lançado como pré-candidato ao governo paulista.

O militar, que chegou ao partido após Moro também se filiar, foi ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro, mas deixou o cargo em junho de 2019, após desentendimentos com o filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro.

Arthur desistiu, no sábado (5), da pré-candidatura ao governo de São Paulo. Em vídeo divulgado, o deputado havia anteriormente admitido a gravidade de suas falas.

"Você quer falar que os áudios são escrotos? São. São machistas? São. Essa não é a postura que as pessoas esperam de mim. Quero que você separe as ações das palavras. Eu aceito ser julgado pelo que eu falei, mas não aceito ser julgado pelo que eu não fiz", acrescentou ele.