Topo

Visita de Moro em fábrica de Maringá é interrompida após explosão de tanque

Sergio Moro estava na sede administrativa da fábrica quando a explosão aconteceu na parte de fora. Além do ex-juiz, também visitava a fábrica o senador Alvaro Dias (Podemos) - Assessoria Sergio Moro
Sergio Moro estava na sede administrativa da fábrica quando a explosão aconteceu na parte de fora. Além do ex-juiz, também visitava a fábrica o senador Alvaro Dias (Podemos) Imagem: Assessoria Sergio Moro

Gustavo Freitas, Pedro Vilas Boas e Lorena Pelanda

Do UOL, em São Paulo e Colaboração para o UOL, em Curitiba

04/03/2022 14h08Atualizada em 04/03/2022 16h37

O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos) teve sua visita na fábrica da Cocamar, em Maringá, interrompida na manhã de hoje (4) depois de um tanque de fluídos de diesel explodir. Dois funcionários morreram. O ex-juiz passa bem, informou sua assessoria.

"Sergio Moro visitava a sede administrativa da Cooperativa Agroindustrial de Maringá, na manhã desta sexta-feira (4/3), quando foi informado da explosão na parte fabril da Cooperativa. Infelizmente, o acidente vitimou dois funcionários da Cocamar. Sergio Moro lamentou o acidente, prestou solidariedade ao corpo funcional e suspendeu a agenda de visitação", informou a assessoria do pré-candidato por meio de nota.

Sergio Moro estava na sede administrativa da fábrica quando a explosão aconteceu na parte de fora. Além do ex-juiz, também visitava a fábrica o senador Alvaro Dias (Podemos).

O acidente aconteceu na Estação de Tratamento de Efluentes, no parque industrial, por volta das 11h30. Os dois trabalhadores, de 32 e 36 anos, morreram na hora. Eles estavam do lado de fora do tanque e soldavam o local, quando houve a forte explosão. Com o impacto, eles foram arremessados por mais de 32 metros.

"Eles faziam um serviço de solda em um tanque de efluentes de biodiesel, que estava sem utilização, com uma atmosfera gasosa explosiva. Segundo o que foi relatado no momento do atendimento, eles não estavam permitidos de realizar o trabalho de solda nos tanques. Por algum motivo ainda desconhecido, houve esse trabalho e uma explosão extremamente forte. O tanque e os trabalhadores foram arremessados a uma distância de 15 metros do local do acidente. Duas ambulâncias foram atender a ocorrência, mas os funcionários já estavam sem vida", disse o tenente do Corpo de Bombeiros de Maringá, Alex Boni.

Em nota, a Cocamar lamentou o ocorrido. "A cooperativa esclarece que em todos os seus setores são adotados rigorosos protocolos de segurança, sendo que os trabalhadores utilizavam todos os equipamentos de proteção, e comunica também que está prestando assistência às famílias das vítimas, às quais se solidariza. As causas do acidente estão sendo investigadas pela cooperativa, juntamente com as autoridades"

A Polícia Civil do Paraná informou que está apurando o ocorrido e diligências estão sendo realizadas para esclarecimentos do caso. Perícias estão sendo feitas no local do incidente e um inquérito será aberto.

O Corpo de Bombeiros que, com base na análise do cenário e nas informações de testemunhas, as duas vítimas trabalhavam na montagem de uma estrutura na planta industrial da cooperativa, e acabaram utilizando solda em um tanque de efluentes de biodiesel, o que gerou a explosão. As vítimas e o reservatório foram arremessados a 20 metros.