Topo

Lula defende limite para internet e mídias digitais: 'Maldade tomou conta'

Colaboração para o UOL, em Brasília

22/02/2022 12h43

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou hoje a defender que exista algum tipo de regulamentação da mídia no Brasil.

"Com a internet e as mídias digitais, tem que ter um limite porque a maldade tomou conta. Eu vou juntar os inernautas e as pessoas que entendem disso para discutir essa regulação", disse o petista em entrevista à Rádio Passos 94,7 FM, de Minas Gerais.

Na avaliação do petista, a internet tem se tornado uma "fábrica de fake news" e provocações.

"Tem muito aplicativo que nada tem de social por aí. As fake news de Bolsonaro não têm nada de social. As pessoas que não concordam com esse governo sofrem ataques à sua honra", disse hoje.

Essa não é a primeira vez que Lula menciona a regulamentação da mídia. "Quando eu falo disso, a imprensa diz que é censura. Não é censura. Se tem alguém que sofreu censura nesse país fui eu", disse Lula.

No mês passado, o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, João Doria, usou as redes sociais para afirmar que Lula defendia a censura.

Em resposta, a assessoria do ex-presidente afirmou que o Brasil está atrasado em projetos de regulamentação da mídia em relação a outros países.

"Regulação de comunicação existe na Inglaterra, na Alemanha, nos Estados Unidos, se refere a atualizar a legislação de radiofusão, e é decisão do Congresso Nacional. Não é censura. Ninguém defendeu controle de conteúdo", disse a assessoria de Lula em nota.

Outros pontos

Durante a entrevista, Lula tocou sobre outros pontos que devem ser abordados por sua possível campanha eleitoral.

  • Petrobras: "O preço do combustível é caro no tanque, mas também no mercado, porque impacta no preço dos alimentos. Esse preço dolarizado dos combustíveis concentra riqueza nas mãos dos mais ricos e tira recurso dos mais pobres";
  • Bolsonaro: "O autoritarismo do Bolsonaro vai impondo as coisas sem respeito ao comportamento democrático. Então, tudo que foi construído nesse país está sendo destruído":
  • Reforma trabalhista: "O que fizeram com a reforma trabalhista foi uma destruição. É como se eles tivessem dinamitado os direitos dos trabalhadores, tudo que construímos desde 1942, quando foi criada a CLT";
  • Educação: "Por séculos, a elite brasileira tratou esse país como uma nação de escravos. Os filhos deles estudavam na Europa e o Brasil só teve universidade no século 20".