Topo

Lago verde? Venezuela tentará despoluir maior lago da América do Sul

Lago Maracaibo, no oeste da Venezuela, está se tornando cada vez mais esverdeado por causa da poluição  - Reprodução/Anca24Italia
Lago Maracaibo, no oeste da Venezuela, está se tornando cada vez mais esverdeado por causa da poluição Imagem: Reprodução/Anca24Italia

25/07/2023 11h46

O governo venezuelano colocará em ação um plano para descontaminar o lago Maracaibo, o maior do país, afetado por constantes vazamentos de petróleo e uma bactéria que produz algas tóxicas, anunciou o presidente Nicolás Maduro nesta segunda-feira(25).

"Recebi as denúncias sobre a questão dos vazamentos de petróleo no lago Maracaibo", disse o presidente durante o ato comemorativo de uma importante batalha pela independência travada nesta região do oeste da Venezuela.

"Encomendei um estudo técnico-científico (...) e elaborei um plano que quero ativar" para a "descontaminação e recuperação do Lago de Maracaibo", continuou.

Lago verde, com bactérias e petróleo

Com uma extensão de 13.200 km² de água e ligado por um estreito ao Mar do Caribe, o lago tem petróleo em seu subsolo e há anos é afetado por constantes vazamentos, segundo denúncias de ambientalistas e moradores de comunidades próximas.

A estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) deixou de fazer a manutenção a seus milhares de quilômetros de cabos e dutos em meio à deterioração de sua infraestrutura devido à crise econômica, corrupção, falta de investimentos e sanções dos Estados Unidos.

Lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, tem sido símbolo da indústria do petróleo e motor da economia nacional e regional - Nasa via BBC - Nasa via BBC
Lago de Maracaibo, no oeste da Venezuela, tem sido símbolo da indústria do petróleo e motor da economia nacional e regional
Imagem: Nasa via BBC

Segundo os pesquisadores, é comum ver pássaros, peixes ou qualquer espécie aquática impregnados de óleo, mas agora se soma a proliferação da bactéria "Microcystis", que produz uma alga tóxica que pode causar doenças.

Um pescador venezuelano checa quantos peixes capturou com sua rede no lago de Maracaibo  - JUAN BARRETO/AFP - JUAN BARRETO/AFP
Um pescador venezuelano checa quantos peixes capturou com sua rede no lago de Maracaibo
Imagem: JUAN BARRETO/AFP

Ambientalistas e comunidades vizinhas pedem atenção ao problema, que consideram uma "emergência".

"Vamos entrar no lago, vamos entrar nele, profundamente, com seriedade, apesar das sanções, do bloqueio, vamos gerar recursos (...), mas o lago Maracaibo, um belo lago, tem que ser recuperado", prometeu Maduro.

ba/arm/jc/aa

© Agence France-Presse

*

Um fazendeiro excêntrico cria um safári africano, uma cidade famosa por seus caixões? Em "OESTE", nova série em vídeos do UOL, você descobre estas e outras histórias inacreditáveis que transformam o centro-oeste brasileiro. Assista:

Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo:

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol/