Nivea se une a ONG para integrar refugiados LGBTQIA+ na sociedade

A gigante de cosméticos alemã Nivea e o Instituto Adus, organização sem fins lucrativos que promove a integração de refugiados no Brasil há 14 anos, anunciaram uma parceria para oferecer apoio jurídico e socioeconômico a cerca de 300 imigrantes LGBTQIA+ até o final deste ano. Trata-se da primeira iniciativa do tipo na cidade de São Paulo, que recebeu quase 8.000 pedidos de refúgio em 2022.

O Projeto Colore teve início no mês de março e vai oferecer assistência jurídica para que os refugiados da comunidade LGBTQIA+ obtenham documentação regular no país, além de serviço social para detectar possíveis violações de direitos humanos (LGBTfobia e xenofobia).

"Já investimos mais de R$ 10 milhões em iniciativas sociais nos últimos quatro anos e impactamos mais de 24 mil pessoas", conta Ligia Annunziato, gerente executiva de Sustentabilidade e Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Beiersdorf, grupo da qual Nivea faz parte.

"E a prioridade são projetos que realmente promovam a geração de renda e a inclusão produtiva de cada vez mais pessoas em nossa sociedade."

A ação também prevê as seguintes ações de integração socioeconômica: escuta ativa e rodas de conversa sobre direitos e deveres no Brasil, tratando de questões como legislação trabalhista e SUS; oficinas de elaboração de currículo; busca de vagas; e letramento digital para a inclusão formal no mercado de trabalho, com melhores salários e benefícios.

"Em nosso programa regular de acolhimento e proteção a refugiados, que atende em média 60 pessoas por dia em São Paulo, recebíamos demandas muito específicas do público LGBTQIA+ e sentimos a necessidade de um projeto que englobasse todas as formas de exercícios da cidadania desses indivíduos", conta Larissa Teixeira, coordenadora do Projeto Colore.

De acordo com o Adus e a Nivea, o Projeto Colore está alinhado com quatro dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU: erradicação da pobreza (ODS1), igualdade de gênero (ODS5), trabalho decente e crescimento econômico (ODS8) e redução de desigualdades (ODS10).

Financiamento e atendimento humanizado

Enquanto a Nivea oferecerá suporte financeiro ao projeto - as instituições não divulgam valores -, acompanhamento mensal, troca de experiências e possivelmente mentoria, a organização e as ações ficarão a cargo do Adus.

Continua após a publicidade

"O Projeto Colore seguirá os princípios do Adus, com atendimentos especializados, sigilosos e humanizados, sem julgamentos. Somos um espaço seguro de atendimento e escuta para os beneficiários", reforça Teixeira.

Pessoas interessadas em participar do projeto podem se inscrever por meio do link disponível na página das redes sociais do Instituto Adus.

Deixe seu comentário

Só para assinantes