PUBLICIDADE
Topo

Trago Boas Notícias #248: Edgard Piccoli e o poder das boas notícias

 Depois de 248 histórias inspiradoras contadas por Edgard Piccoli durante um ano, o podcast chega ao fim - Arte/ UOL
Depois de 248 histórias inspiradoras contadas por Edgard Piccoli durante um ano, o podcast chega ao fim Imagem: Arte/ UOL

Do UOL

30/03/2022 17h50

Este é o último episódio do podcast Trago Boas Notícias. Depois de 248 histórias inspiradoras contadas por Edgard Piccoli durante um ano, o podcast chega ao fim. Para encerrar, Edgard conversa sobre o impacto das boas notícias com Fernanda Schimidt, editora de Ecoa, e Juliana Carpanez, coordenadora de podcasts do UOL. Todos os programas continuam disponíveis no Spotify e também no UOL.

Ouça a entrevista completa abaixo:

Na conversa, ele conta como foi a experiência com o programa e fala o que considera ser uma boa notícia. "Ela traz a crença de que é possível. Ela alimenta um otimismo na humanidade como um todo. Quantas não foram as histórias que a gente contou aqui de iniciativas individuais, iniciativas coletivas [...] e como isso poderia ecoar para um número maior de pessoas, para comunidades maiores e para o mundo" (a partir de 04:15).

Edgard disse que todas as histórias acabaram colocando luz para que mais pessoas percebam que as coisas legais também fazem parte da nossa existência. "Foram histórias edificantes, relacionadas ao meio ambiente, de pessoas dispostas, abnegadas a proteger o planeta. Muitas histórias de luta contra a LGBTQIA+fobia, em todos os sentidos. Luta pela saúde, pelo saneamento básico, contra o racismo. Coisas muito legais" (em 04:57).

Edgard relembrou e destacou alguns dos episódios preferidos dele (a partir de 05:48). E observou que, muitas vezes, as boas notícias não aparecem com destaque, embora sejam necessárias para mostrar que "é possível a gente criar um círculo virtuoso. E que o mundo pode ser um lugar onde a gente queira viver" (em 3:47).

Para se manter um olhar positivo no dia a dia, Edgard acredita que é necessário "buscar esse tipo de assunto, de troca de informação nessas vias que trazem questões que podem ser difíceis, podem ser problemáticas. Mas com um olhar de que é possível sair dessa, entender por que a gente chegou até aqui. E, a partir desse entendimento, começar a se mobilizar, primeiro interiormente, depois com as pessoas próximas, da família, depois com as pessoas da comunidade, do seu bairro, do seu quarteirão. E ir amplificando essa voz" (a partir de 14:45).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts. Você pode ouvir todos os episódios do Trago Boas Notícias no UOL e também no Spotify.

Edgard Piccoli é o apresentador do podcast Trago Boas Notícias - Arte/UOL - Arte/UOL
Edgard Piccoli é o apresentador do podcast Trago Boas Notícias
Imagem: Arte/UOL