Topo

Trago Boas Notícias #243: Milo Araújo: dicas para usar a bike com segurança

Podcast Trago Boas Notícias é publicado de segunda a sexta, às 18h, no UOL e Spotify - Arte/ UOL
Podcast Trago Boas Notícias é publicado de segunda a sexta, às 18h, no UOL e Spotify Imagem: Arte/ UOL

Do UOL

23/03/2022 17h35

No episódio #243 do podcast Trago Boas Notícias, Edgard Piccoli conversa com Milo Araújo, que dá dicas sobre como usar a bicicleta como meio de transporte, principalmente nas grandes cidades. A Milo é artista plástica, diretora de arte e também é colunista de Ecoa, onde escreve sobre esse universo dos ciclistas.

Ouça abaixo a entrevista completa:

Ela nasceu e cresceu no Capão Redondo, em São Paulo. Quando criança, andava de bicicleta pelas ruas do bairro, como brincadeira e forma de lazer. Anos depois, ao entrar para a faculdade, a Milo se mudou para a região central de SP e, na intenção de facilitar a locomoção, comprou uma bicicleta elétrica.

"Eu nunca fiz muito esporte, nunca tive essa ligação com meu corpo, nesse sentido de potência, de [que] ele consegue fazer as coisas. [...] A gente sabe como a gente é levado a acreditar que não consegue fazer várias coisas. Então eu lembro que parcelei em um milhão de vezes uma bike elétrica e aí comecei a pedalar. Assim comecei a perder o medo da rua" (ouça a partir de 2:50).

Milo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Milo Araújo, colunista de Ecoa
Imagem: Arquivo Pessoal

Depois a Milo comprou uma bike fixa, sem motor. E se conectou a um grupo de pedal só de pessoas pretas. "É muito diferente pedalar em grupo e pedalar sozinho. Você se desenvolve muito mais, aprende com todo o conhecimento que o grupo coloca ali na roda, todo mundo se nutre dos conhecimentos do outro" (a partir de 04:53). "Trajetos que você nunca faria sozinha, por achar que você não consegue cobrir a distância, você consegue fazer quando está em um grupo."

Além disso, os grupos acabam garantindo um pouco mais de segurança nos trajetos. "É mais difícil ignorar um grupo de ciclistas do que um ciclista. É mais difícil alguém falar que não te viu." (em 09:07).

Ainda sobre essa questão da segurança, Milo considera que as ciclofaixas ajudam muito. Mas pondera: "A bicicleta não precisa estar necessariamente na ciclofaixa, a gente pode andar na rua porque a rua é nossa também". (a partir de 07:47).

E, para quem quer começar a usar a bike como um meio de transporte, ela aconselha (a partir de 12:06): "Pesquise a bicicleta que você vai adquirir, uma que faz sentido para o seu objetivo: se é para pedalar para trabalho, se o seu percurso é longo ou não, se tem ladeira ou não. [...] Pesquise onde você vai, as suas vias, se você vai ter que passar por um viaduto, sempre ande à direita, de preferência, que é a pista de velocidade mais baixa, ocupando o meio da faixa".

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts. Você pode ouvir Trago Boas Notícias no UOL e também no Spotify. Novos episódios de segunda a sexta, às 18h.

Edgard Piccoli é o apresentador do podcast Trago Boas Notícias - Arte/UOL - Arte/UOL
Edgard Piccoli é o apresentador do podcast Trago Boas Notícias
Imagem: Arte/UOL