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Programa capacita gratuitamente jovens e adultos para mercado de trabalho

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Carmen Lúcia

Colaboração para Ecoa, do Rio de Janeiro

13/08/2021 06h00

Educação e oportunidade são ferramentas poderosas na busca por uma vida melhor. Pensando nisso, o Instituto Crescer criou programa Geração Crescer, em 2006. O projeto busca qualificar, gratuitamente, jovens e adultos, em diferentes lugares do Brasil, preparando-os para o mercado de trabalho.

Para atacar diretamente o problema do desemprego, em um cenário em que 14,7% da população está sem trabalho formal, o projeto fornece trilhas de qualificação com quem busca uma oportunidade e também firma parcerias com empresas interessadas em contratação e inclusão para facilitar o "match" entre ambas as partes.

A diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan, explica que o processo de qualificação precisa refletir as necessidades do mercado para que funcione. "O Geração Crescer capacita profissionais com as novas habilidades exigidas, não só para as ocupações de hoje, mas também para as do futuro, o que fará uma grande diferença no desenvolvimento desses profissionais para um mercado que será cada vez mais pautado por inovação e inclusão de novas tecnologias no ambiente corporativo", diz.

De acordo com a coordenadora do projeto, Catherine Jimenez, o Geração Crescer conta hoje com 14 profissionais e é dividido em três núcleos: básico, fundamentos e profissionalizante. "No núcleo básico, os alunos aprendem lições sobre qualidade de vida e trabalho, comunicação e expressão, educação financeira e inglês. Já no módulo fundamentos, falamos sobre cultura digital e produtividade. Por fim, o profissionalizante, que oferece aulas sobre como ter carreira no mercado de tecnologia da informação e cursos do LinkedIn."

"Nosso desafio atual é transmitir a importância da qualificação profissional. Sempre transmitimos aos nossos participantes que quanto mais cursos fizerem, mais conhecimento e mais preparados eles estarão para um futuro processo seletivo, seja ele dentro ou fora do Geração Crescer. Para ajudá-los nesse entendimento, além dos cursos, buscamos sempre proporcionar conteúdos que os envolvam com o que é pedido no mercado de trabalho", explica Catherine.

Desde o início do projeto, mais de 40 mil profissionais conseguiram entrar no mercado de trabalho, em sua maioria, pessoas com baixa escolaridade e de zonas periféricas das cidades. As ações acontecem com apoio de empresas e tem parceria com o Itaú Unibanco e a Microsoft.

"Considero que o Programa Geração Crescer colabora para que estas pessoas se sintam mais preparadas e aumentem a chance na conquista de um emprego, principalmente, hoje, em meio ao aumento de uma crise econômica devido à pandemia", avalia Catherine.

Luciana acrescenta que não só os cursos, mas todos os conteúdos oferecidos foram pensados com o objetivo de preparar os alunos de acordo com as demandas atuais do mercado de trabalho. "Queremos torná-las aptas a passar por um processo seletivo, uma entrevista (online ou presencial) com confiança, sabendo o que dizer e se apresentar de forma assertiva. Bem como ter uma bagagem para dar continuidade em seu processo dentro da futura empresa."

Aos interessados, o programa Geração Crescer é nacional e aberto a todos, porém, o público-alvo são pessoas negras, com deficiência, LGBTQIA+, mulheres, jovens em situação de vulnerabilidade social, idosos e refugiados. A exigência é ter mais de 18 anos de idade.

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