Topo

Inclusão de mulheres na ciência é tema de peça de teatro online

Peça de teatro on-line "Insubmissas" fala sobre mulheres na ciência - Divulgação
Peça de teatro on-line 'Insubmissas' fala sobre mulheres na ciência Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

29/01/2021 12h24

Quatro mulheres cientistas que entraram para a história pela importância dos trabalhos que realizaram —e os obstáculos que precisaram enfrentar para registrar seus estudos em um universo predominantemente masculino são as personagens centrais da peça de teatro on-line "Insubmissas —Mulheres na Ciência".

O espetáculo será transmitido gratuitamente nesta sexta (29) às 21h e na próxima quinta (4), às 16h, pelo canal do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no YouTube e pelo perfil da UFJF no Facebook.

Após a peça, a transmissão continua com um bate-papo ao vivo com a equipe do Núcleo Arte Ciência no Palco, aberto para perguntas e interações dos internautas.

Se tem algo que o pós-pandemia escancarou é a importância dos cientistas. Mais do que isso, alguns movimentos (como o podcast Virgínias da Ciência, criado por pesquisadoras da USP) vêm destacando a importância de reconhecer as mulheres que se dedicam à ciência.

No Brasil, apenas 14% dos integrantes da Academia Brasileira de Ciências são mulheres. Atualmente elas são maioria nas áreas de Ciências Biológicas, mas minoria nas publicações como autoras sêniores.

O Centro de Ciências da UFJF aproveita, ainda, a proximidade do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro pela Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir inclusão no meio científico. Boa oportunidade para se inspirar com as trajetórias de Hipácia, Marie Curie, Bertha Lutz e Rosalind Franklin.