Topo

Ecoa transmite e participa do festival Hora do Planeta neste sábado (28)

De Ecoa, em São Paulo

27/03/2020 06h00

Neste sábado (28), a organização WWF-Brasil (World Wild Fund for Nature) realiza o evento Festival Digital Hora do Planeta 2020 - Use Sua Voz Pela Natureza, e você pode acompanhar as doze horas de programação tanto no Facebook da organização quanto por aqui e no nosso Instagram a partir das 8h30. A equipe de Ecoa também participa de duas mesas do festival.

Apesar de ser mais conhecida pelo ato de desligar as luzes, forma simbólica de apoio à luta pela preservação do meio ambiente, a ação criada há quatorze anos em Sydney, na Austrália, vem acompanhada de uma série de atividades. A ideia é promover o debate sobre mudanças climáticas e propor soluções para que cada um possa colaborar, seja em âmbito pessoal, privado ou público.

Iluminação externa do Theatro Municipal de São Paulo durante Hora do Planeta - Fabio Martins/Futura Press - Fabio Martins/Futura Press
Luzes externas do Theatro Municipal de São Paulo apagadas durante Hora do Planeta
Imagem: Fabio Martins/Futura Press

Por conta das recomendações de isolamento social para combater a propagação do contágio do coronavírus, o festival neste ano ocorrerá apenas de forma digital. Com o tema "Nunca foi tão importante proteger o meio ambiente. Nunca foi tão importante estar #ConectadoNoPlaneta. 2020 é o ano para usar sua voz pela natureza! Qual é a sua voz?", o evento ocorre durante todo o sábado.

Das 8h30 até o horário de apagar as luzes, serão 13 painéis e atividades. Tem de ioga a discussões sobre o derramamento de óleo no mar do nordeste brasileiro e consumo consciente.

Dois deles contam com a participação da equipe de Ecoa. Às 14h30, a editora Fernanda Schimidt e o colunista Rodrigo Ratier se juntam a Karina Yamamoto, líder de digital e imprensa da WWF-Brasil, para falar sobre o impacto das fake news no país, envolvendo o debate ambiental.

Em seguida, às 15h30, Adriana Terra e Paula Rodrigues, editora e repórter de Ecoa, respectivamente, conversam com Renata Camargo, especialista em mudanças do clima da WWF-Brasil, sobre como a crise climática afeta a vida de minorias no Brasil.

Veja abaixo a programação completa.


8h30 - Prática de Yoga: Conectados com o Corpo e com o Planeta com Bibi Campos (praticante de Yoga Restaurativo Terapêutico e Vinyasa Flow Integrativo)

9h30 - Conectando Nossa Rotina com a Rotina dos Pequenos com Vivi Lisbôa (pedagoga e educadora física)

10h30 - Aprenda a Fazer Nós com os Escoteiros com Filipe Conde (escoteiro e youtuber)

11h30 - Painel: Inovando na Cozinha: Sustentabilidade da Compra ao Descarte com Carol Siqueira (analista de conservação do WWF-Brasil), Regina Tchelly (chef do projeto Favela Orgânica) e Claudia Jeovane (nutricionista da Associação Prato Cheio)

12h30 - Painel: Cidades e Oceanos: Como esta relação pode ser mais saudável com Anna Carol Lobo (gerente de conservação Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil), Bárbara Veiga (Liga das Mulheres pelos Oceanos) e Enrico Marone (Rare Brasil)

13h30 - Painel: #MP910Não: Grileiro Não Pode Ter Vez! com Raul Telles (diretor de justiça socioambiental do WWF-Brasil), Priscila Tapajowara (Mídia India) e Cristina Leme Lopes (analista jurídica de Direto e Governança do Clima no CPI Brasil)

14h30 - Painel: Como as mentiras e fake news prejudicam o Brasil com Karina Yamamoto (líder de digital e imprensa do WWF-Brasil), Fernanda Schimidt (editora do Ecoa/UOL) e Rodrigo Ratier (fundador curso online contra fake news Vaza, Falsiane)

15h30 - Painel: Mudanças climáticas e seus impactos nas minorias com Renata Camargo (especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil), Adriana Terra (editora do Ecoa/UOL) e Paula Rodrigues (repórter do Ecoa/UOL)

16h30 - Painel: Porque a renda básica é possível, urgente e necessária com Gabriela Yamaguchi (diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil), Douglas Belchior (Coalizão Negra por Direitos) e Tatiana Roque (vice-presidente da Rede Brasileira de Renda Básica)

17h30 - Painel: Como a experiência do trabalho remoto pode contribuir para hábitos mais conscientes - a confirmar

18h30 - Bate papo: "Um Olhar Inovador Sobre o que Está Acontecendo no Planeta" com Helena Galante (criadora do podcast Jornada da Calma, editora da Veja São Paulo e colunista da rádio CBN) e Gustavo Tanaka (escritor, colunista da revista Vida Simples e empreendedor)

19h30 - Live: Eu uso minha voz pela natureza com Maddu Magalhães (artista plástica, youtuber e atriz) e Kaique Britto (influenciador digital)

20h30 - Hora do Planeta - apagar das luzes nas redes sociais e músicos usando sua voz pelo planeta