PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Opinião


Opinião

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Estudante nota 1000 na redação do Enem dá dicas de estudo na pandemia

Savicevic Ortega Silva de Melo tirou nota máximo no Enem 2021 - Acervo Pessoal
Savicevic Ortega Silva de Melo tirou nota máximo no Enem 2021 Imagem: Acervo Pessoal
Savicevic Ortega Silva de Melo

Savicevic Ortega Silva de Melo

Savicevic Ortega Silva de Melo tem 20 anos e é de Dois Carneiros, Jaboatão dos Guararapes - PE. Estudante de Direito, foi um dos 28 estudantes a tirar nota máxima no ENEM 2021.

Colaboração para Ecoa, em

04/04/2021 06h00

Na vida, algumas notícias nos tiram o fôlego e fazem com que o nosso corpo continue paralisado, mesmo com todas as funções vitais ativas. Eu passei por uma delas recentemente: abrir a página do resultado do Enem e ver a nota 1000 na redação.

No dia anterior, o INEP havia divulgado que apenas 28 estudantes haviam alcançado a nota máxima na prova, mas eu não imaginava que era um deles. Ser o único pernambucano com nota mil na redação do Enem 2020 é motivo de muito orgulho. Orgulho de poder representar o "meu país Pernambuco". Entretanto, a trajetória até essa nota é marcada por muitos momentos que, com certeza, contribuíram para esse resultado.

Terminei o Ensino Médio em 2018 e consegui, com a nota do Enem, uma bolsa integral pelo PROUNI na Universidade Católica de Pernambuco, na qual estudo atualmente e me encontro no 5º período do curso de Direito. Todavia, meu maior sonho não era o curso de Direito e, sim, o de Medicina. Foi por isso que resolvi tentar mais uma vez.

Comecei a me preparar para a prova do Enem em outubro de 2020, faltando apenas 3 meses para o dia das avaliações. Foi ralado. Eu sabia desde o início que não seria fácil ter que conciliar o estágio no escritório de advocacia, os estudos para o vestibular e as aulas da faculdade de Direito. Muitas vezes pensava em desistir, achava que não daria certo ou não daria tempo. No fim, deu certo e deu tempo.

O segredo da nota 1000

Daí você deve se perguntar: "Qual o segredo?". Eu te digo: PERSEVERANÇA. Essa é a chave que abre todas as portas que, de início, parecem ser inalcançáveis.

A nota mil é uma dessas portas que pareciam ser impossíveis de alcançar. É gratificante poder inspirar muitas pessoas, principalmente nesse momento tão difícil que estamos passando. A pandemia desmotivou muita gente que estava correndo atrás dos sonhos.

Mas gostaria de deixar uma palavra de ânimo e incentivo para todos: Que não desistam dos seus sonhos, pois vocês são os únicos que podem realizá-los. Barreiras e dificuldades vão surgir sempre, mas cabe a você ressignificar esses impasses para trilhar sua jornada.

A pandemia foi fator dificultador na trajetória dos estudantes e ainda está sendo. O mundo on-line nem sempre é capaz de suprir as necessidades que seriam sanadas no presencial. Mas ter controle emocional é essencial. Sabemos que é um desafio manter saudável a nossa mente em meio a pandemia, mas devemos focar em nossos sonhos.

Dicas

  1. A internet está repleta de conteúdos de qualidade e de forma gratuita. Muitos canais no YouTube de professores excelentes buscam democratizar o acesso à educação de qualidade.

  2. A segunda dica é acreditar que é possível.

  3. Outra dica importante é conhecer as competências exigidas na redação.

  4. Enriqueça o seu acervo de repertórios socioculturais através de leituras, aulas, filmes, séries e etc.

  5. Por fim, e não menos importante, a última dica: praticar muito. Crie um cronograma de redações e exercite bastante. Redação é treino!

Opinião