Topo

Quer dar um up no molho pronto de tomate? A ex-Masterchef Cecília dá dicas

Cecília Padilha é chef de cozinha e influenciadora digital - Caddah
Cecília Padilha é chef de cozinha e influenciadora digital Imagem: Caddah

Pedro Fonseca

Do UOL

01/12/2019 04h00

Preparar um molho de tomate do zero, como sabemos, além de saudável é a melhor alternativa para dar aquele seu toque pessoal à receita. Porém, nem sempre temos tempo (ou paciência) para executar todo o processo. Nessas horas, o molho pronto industrializado acaba sendo uma solução prática para as refeições.

Mas será que conseguimos incrementá-lo? Lançamos o desafio para a chef Cecília Padilha, influenciadora digital de gastronomia dona do perfil "Yes We Cook", que ficou conhecida por sua participação no Masterchef.

Apesar de ser uma defensora da receita original ou, vá lá, com tomates pelados enlatados, ela topou o desafio e ensina alguns macetes para aprimorar e dar seu toque de mestre ao molho pronto.

Molho de tomate - Dennis Klein/Unsplash - Dennis Klein/Unsplash
O molho pronto de tomate pode ser aprimorado na hora do preparo
Imagem: Dennis Klein/Unsplash

Nem todos são iguais

Entre as várias opções nas gôndolas do supermercado, prefira as mais saudáveis. "Vale a pena olhar o rótulo e escolher os molhos orgânicos e sem conservantes", indica a chef.

Molho de tomate pronto não é a melhor indicação, mas dá pra dar um jeito - Mae Mu/Unsplash - Mae Mu/Unsplash
Molho de tomate pronto não é a melhor indicação, mas dá pra dar um jeito
Imagem: Mae Mu/Unsplash
Muito além de esquentar

Para dar aquele up no molho pronto, Cecília recomenda uma forma de preparo. Comece refogando uma cebola no azeite e, depois, despeje o molho acrescentando um pouco de sal e de açúcar, que ajuda a quebrar a acidez da mistura processada.

Após essa etapa, ela indica adicionar um pouco de cachaça: "O álcool evapora e o sabor fica delicioso", explica. "Além disso, recomendo um pouco de molho de pimenta para elevar o ardor".

Na hora de finalizar

Depois desse preparo, encerre a receita com toques especiais. Coloque bastante manjericão fresco no final do cozimento. Na hora de servir, finalize o prato com um fio de azeite e salpique um queijo de qualidade ralado.

Varie a receita

Com esses truques de preparo o molho já fica mais especial, porém, é possível ir além: "Um creme de leite fresco ajuda a suavizar o gosto do produto industrializado e atenuar a 'picância' da pimenta, caso você a tenha utilizado", sugere a chef.

Capriche no acompanhamento

Quer apenas aquecer o molho pronto? Então vale investir na massa. "Escolha uma boa massa fresca ou um macarrão Grano Duro, que é produzido com uma espécie diferente de trigo mais premium", explica.

Entre tomate pelado e o molho pronto, opte pelo primeiro  - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
O tomate pelado é usado em diferentes receitas tradicionais da Itália
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A versatilidade do tomate pelado

Ele também vem em lata, mas permite que você crie os sabores. O tomate pelado é a primeira opção de Cecília entre os industrializados. "Porque podemos refogar uma cebola, acrescentar temperos e criar um gosto mais natural e próprio", diz. "Em casa, eu coloco cachaça e manjericão fresco. Se tiver um molho pesto, também misturo e fica uma delícia", completa Cecília.