Topo

Ford desenvolve trava de roda com assinatura de voz 3D para evitar furtos

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

28/01/2020 12h29

A Ford exibiu um novo dispositivo bastante interessante para dar ainda mais segurança para seus clientes. A montadora desenvolveu uma trava para roda que utiliza a assinatura biométrica da voz do proprietário com a finalidade de evitar furtos.

Gravando a voz do motorista por pelo menos um segundo, em uma frase como "eu dirijo um Mustang", um software converte a onda sonora em um padrão físico que pode ser impresso em 3D. Convertendo o padrão em círculo, usa-se o design como tanto como recuo e quanto como chave para apertar e afrouxar a porca. Assim, trava e chave são projetadas como uma peça única em aço inoxidável resistente a corrosão e a ácidos.

Além disso, para impedir que um ladrão faça uma impressão de cera do padrão, existem recortes desigualmente espaçados dentro da trava. Desta forma, a impressão será quebrada quando puxada para fora.

No caso de o proprietário não querer gravar a voz, também será possível utilizar o logotipo do carro ou suas iniciais para criar o padrão em 3D.

No entanto, segundo a Ford a solução ainda é um conceito e encontra-se em fase experimental.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.