iCar: por que Apple desistiu do sonho de fabricar seu próprio carro

Depois de uma década trabalhando em um carro elétrico e autônomo para ser lançado no mercado, a Apple desistiu do projeto oficialmente. A informação vem dos funcionários envolvidos, que foram instruídos a encerrarem seu trabalho no conhecido Apple iCar.

Apesar de nunca ter sido anunciado oficialmente, o modelo teve seu projeto iniciado em 2014. A Apple planejava lançar o carro com tecnologias como navegação por voz, capacidades autônomas e muito luxo.

O que aconteceu

Em um momento decisivo neste ano, após diversos atrasos, o aviso de encerramento do projeto foi dado ao time de 2 mil funcionários pelo diretor de operação, Jeff Williams, e Kevin Lynch, um vice-presidente que supervisionava o trabalho.

Não se sabe quantas pessoas serão demitidas ainda. Acredita-se que alguns funcionários serão transferidos para outras área da empresa, especialmente na divisão de inteligência artificial.

Segundo informações internas, o projeto carecia de apoio dos maiores executivos da Apple, com a empresa entendendo se diminuiria os recursos ou pararia seu projeto - que foi a decisão final.

A decisão acompanha a subida dos juros nos Estados Unidos, o que trouxe preocupações quanto ao preço do produto entre outros veículos elétricos.

Também atrapalharam os diversos acidentes ocorridos com veículos autônomos nos últimos anos, o que trouxe ceticismo entre os investidores do projeto. As ações da Apple subiram em 0,5% após o fim do projeto do Apple iCar.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes