De fábrica da Ford a CT do Corinthians: como BYD tem 'invadido' o Brasil

O mundo dos carros elétricos vem cada vez mais chegando ao Brasil, e uma das marcas que mais tem investido no mercado nacional é a chinesa BYD. O objetivo de ser conhecida por aqui tem levado a montadora a ações agressivas de marketing, com direito a compra de fábrica da Ford, ações na TV Globo e até mesmo investida no futebol.

Naming rights do CT do Corinthians

Imagem
Imagem: Nathalia Costa/UOL

A última investida da BYD é a oferta de compra do naming rights do centro de treinamento do Corinthians. O acordo para dar nome ao local seria de R$ 200 milhões por 10 anos - com o time recebendo R$ 20 milhões por ano.

O contrato para dar nome ao CT Joaquim Grava ainda não foi oficializado devido ao fato de o time não ter encerrado negociações com a Toyota por valores maiores.

Fábrica da Ford na Bahia

Imagem
Imagem: Rafael Martins/UOL

Depois da saída da montadora norte-americana do Brasil, BYD assumiu sua fábrica em Camaçari, na Bahia, no último mês de outubro em um investimento de R$ 3 bilhões.

O evento de oficialização contou com autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador do estado Jerônimo Rodrigues e a CEO da BYD Américas Stella Li.

A dirigente chegou a prometer desenvolver tecnologia no local, visando transformar a região em um "Vale do Silício" - região nos EUA, na Califórnia, que abriga várias empresas de tecnologia - para o mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

Ações no Domingão com Huck e em novela da Globo

Imagem
Imagem: TV Globo

A marca fechou em agosto de 2023 uma série de ações publicitárias até o fim do ano no programa Domingão com Huck. A atração exibiu os carros e a tecnologia da montadora.

A marca ainda investiu na novela das 21h, "Terra e Paixão", no canal, com inserções na trama e intervalos comerciais.

Novo carro elétrico barato

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Outra recente da BYD é um modelo elétrico para brigar na categoria de compactos com nomes como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo. A novidade, que deverá ser lançada após o Carnaval, é o Dolphin Mini.

A estratégia da marca é oferecer um preço competitivo, que deverá estar na casa dos R$ 110 mil. Dolphin Mini tem 74 cv e dimensões um pouco acima do Renault Kwid: 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura e 1,54 de altura.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes