Fiat Pulse é avaliado com duas estrelas em teste de impacto do Latin NCAP

O Fiat Pulse foi avaliado com duas estrelas de cinco possíveis no último teste de impacto do Latin NCAP, instituto independente de segurança viária para veículos comercializados na América do Sul e na América Central.

O resultado, que acaba de ser divulgado, tem como justificativas "a limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes e a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis", diz o Latin NCAP.

Além disso, acrescenta o instituto, o Pulse tem "disponibilidade limitada" de assistentes e sistemas de condução semiautônoma e do lembrete de cinto de segurança afivelado.

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A unidade do Pulse avaliada é a mais básica e traz de série quatro airbags e controles de tração e estabilidade, dentre outros recursos de segurança - não traz frenagem automática de emergência nem assistente de permanência em faixa, disponíveis em outras configurações do SUV compacto.

Conforme o Latin NCAP, o Pulse foi avaliado com 67,18% de proteção para ocupantes adultos, 55,88% para ocupantes Infantis, 45,39% relativos à proteção de e 55,81% para assistência à segurança.

O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e "teste do alce", que avalia o risco de capotagem em mudanças bruscas de trajetória.

O Latin NCAP informa que a unidade testada apresentou estrutura estável no impacto frontal. Já no impacto lateral, o Pulse ofereceu proteção total para adultos, continua o instituto.

Por sua vez, o teste de colisão de impacto lateral de poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom; porém, a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizou a pontuação geral do carro na proteção do ocupante adulto, prossegue o Latin NCAP.

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Já a proteção do ocupante criança foi afetada negativamente pela proteção limitada da cabeça do no impacto frontal e lateral.

"A Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade da frenagem autônoma de emergência, que precisam ser melhorados. Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes", diz Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

"Pulse avaliado está desatualizado', diz Stellantis

Por meio de nota, a Stellantis, dona da Fiat, diz que recebeu com "muita surpresa" as duas estrelas no crash-test do Latin NCAP e destaca que o exemplar avaliado está desatualizado na comparação com o Pulse atualmente disponível nas concessionárias da marca.

"As diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas [pelo Latin NCAP]", afirma a Stellantis.

A companhia acrescenta, dizendo que "segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento"

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