Topo

Volvo EX30: novo SUV compacto é apresentado com promessa de preço atraente

Daniel Neves

Do UOL, em Milão (Itália)*

07/06/2023 08h44Atualizada em 07/06/2023 20h34

A Volvo apresentou nesta quarta-feira (7) seu esperado novo SUV compacto elétrico. Em evento em Milão (Itália), a marca sueca mostrou o EX30, modelo confirmado para chegar ao Brasil em 2024 e que promete ser veículo de entrada com "um preço atraente".

Os valores ainda não foram anunciados, mas sabe-se que o modelo, o menor a ser fabricado pela Volvo e o primeiro feito na China após compra pela Geely, chega para se posicionar abaixo do XC40 - hoje custando cerca de R$ 330 mil.

A expectativa é de que a novidade seja comercializada na faixa de R$ 230 mil, ajudando a dobrar o volume atual de vendas da marca no país - e brigando com rivais como o Peugeot e-2008, vendido por quase R$ 260 mil.

A pré-venda tem início em setembro e as primeiras unidades serão entregues no primeiro trimestre de 2024, informa a montadora sueca.

Como é o novo SUV

Serão dois tipos de baterias disponíveis: padrão LFP, de fosfato de ferro e lítio, que oferece 51 kWh, e NMC, com lítio, níquel, manganês e cobalto, que entrega 69 kWh

Autonomia: promete entre 350 km e 480 km, dependendo da versão, de acordo com o ciclo de condução WLTP

Recarga de até 80% seria atingida em cerca de 25 minutos

Medidas: 4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,65 m de entre-eixos

Potência: em ambas as versões é de 272 cv e atinge de 0 a 100 km/h em 5,7 s na versão com padrão LFP. Na NMC, os números caem para 5,3 s

Há ainda versão com dois motores, que eleva a potência para 422 cv e derruba o 0 a 100 km/h para 3,4 s

Interior sustentável e customizado: uso de materiais renováveis, que incluem jeans reciclado, linho e lã

Traz central multimídia de 12,3'' com apps do Google integrados e conexão sem fio com Apple Carplay. Sistema ainda tem possibilidade de conexão 5G

Itens de segurança incluem detector de ciclista, que alerta antes da abertura das portas, e aviso de fadiga do motorista, com sensor que identifica o estado do condutor

Novo Park Assist lida com vagas no formato curvo, paralelo, perpendicular e diagonal

Porta-malas é de 320 litros, com a possibilidade de outros 15 adicionais

Túnel inferior tem uma área de armazenamento para pequenos itens, como óculos de sol ou fones de ouvido

Carro ecológico: marca afirma que SUV é seu modelo com menos emissão de carbono - menos de 30 toneladas em 200 mil km

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Volvo Cars Brasil