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Ford Transit traz conforto ao trabalho com câmbio automático de Mustang

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Vinhedo (SP)

27/03/2023 10h00

Resumo da notícia

  • Transit é primeira da categoria com transmissão automática
  • Câmbio de 10 marchas também equipa F-150 e Mustang
  • Van possui quatro versões, sendo três para transportar passageiros

A atual geração da Transit estreou no Brasil em 2021 com a missão de recolocar a Ford no competitivo segmento de vans. Essa tarefa deve se tornar um pouco mais confortável (com o perdão do trocadilho) com a estreia da Transit com câmbio automático.

Isso faz dela a primeira van com transmissão automática do país. A Transit chega às ruas em quatro versões, sendo três delas destinadas ao transporte de passageiros (com 15 ou 18 lugares, além da carroceria vidrada para que o cliente monte o veículo de acordo com sua necessidade) e uma para levar cargas - a L3H3, com 12,4 m3 de volume de carga e 1.151 kg de capacidade de carga.

Confira abaixo os preços da linha Transit automática:

Transit Furgão L3H3: R$ 274.500

Transit Vidrada: R$ 298.200

Transit Minibus 14+1: R$ 336.500

Transit Minibus 17+1: R$ 358.900

Câmbio de esportivo

Transit AT 1 - Divulgação - Divulgação
Condutor pode realizar trocas de marcha sequenciais
Imagem: Divulgação

A caixa possui 10 marchas e opção de trocas sequenciais pelo estranho sistema de botões ao lado da alavanca. Esse câmbio, aliás, é o mesmo utilizado na recém-lançada F-150 e, pasme, no Mustang. Chegou o dia em que um veículo destinado ao trabalho pesado tem algo em comum com um esportivo que é o sonho de consumo de muita gente.

Brincadeiras à parte, a transmissão promete facilitar a vida do motorista que precisa passar várias horas atrás do volante. Isso porque, além do funcionamento bastante suave e preciso nas trocas, a novidade poupará o esforço do condutor. Segundo a Ford, o motorista de uma van com câmbio manual realiza 400 trocas de marcha a cada hora. Fazendo as contas, esse número pode chegar a 67.200 por mês e 752 mil por ano.

Outro ponto importante apontado pela fabricante está na manutenção, já que o desgaste de alguns componentes (como a embreagem) é significativamente menor. A montadora afirma que o custo de manutenção do sistema de transmissão é até 70% menor.

Bem equipada

Transit AT 2 - Divulgação - Divulgação
Transit é uma das vans mais equipadas da categoria
Imagem: Divulgação

Nada mudou na motorização 2.0 diesel, que entrega 165 cv e 39,7 kgfm de torque máximo. A turbina tem geometria variável e a correia de sincronismo é banhada a óleo. A Ford afirma que o conjunto possui baixo nível de ruído e atrito.

O pacote de itens de segurança também agrada. Há controle de estabilidade, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, sistema start-stop, sensor de fadiga, assistente de frenagem em marcha a ré, seletor de modos de condução e assistente de permanência em faixa de rolamento.

Além disso, a Transit pode vir com central multimídia Sync com tela de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, estribo lateral elétrico, entradas USB para motorista e passageiros e tacógrafo digital.

Ford Pro chega ao Brasil

Transit AT 3 - Divulgação - Divulgação
Novo programa atende às linhas Transit e Ranger
Imagem: Divulgação

A estreia da Transit automática foi a deixa para a Ford anunciar a chegada do Ford Pro ao país. A nova estrutura repete o modelo adotado na Europa e nos Estados Unidos com o intuito de dar atenção especial a quem adquire os utilitários da empresa.

"O lançamento da Ford Pro no Brasil reforça a nossa proposta de oferecer soluções completas para o cliente de veículos comerciais, com foco nas suas necessidades para entregar o menor custo de posse e o maior retorno financeiro para o seu negócio", disse Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Todas as 100 concessionárias da Ford contam com os serviços. Para atender as linhas Ranger e Transit, a fabricante oferece uma estrutura própria de vendas e pós-vendas, bem como profissionais dedicados à divisão nas áreas de engenharia, manufatura, análise de mercado, experiência do consumidor e conectividade.

A Ford Pro também desenvolve veículos especiais para frotas e entidades do governo por meio de parcerias com empresas especializadas em modificações.

"O cliente tem ainda a possibilidade de incluir o pacote de manutenção Ford Protect, custos de emplacamento, IPVA e modificação, sem alterar as condições de financiamento do veículo", declarou Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul.

Por fim, há condições especiais de financiamento e os serviços de assinatura FordGo, com opções para os clientes pessoa física ou jurídica, além do programa FordGo Fleet, específico para clientes frotistas.