Topo

Supercarro Talibã: grupo lança "nave" exótica com motor de Corolla

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/01/2023 17h10

Ainda que seja um dos países mais pobres, perigosos e antidemocráticos do mundo, o Afeganistão acaba de ganhar seu próprio supercarro. Revelado pelos líderes do Talibã, o Mada 9 une o visual dos carros exóticos modernos com métodos artesanais de produção e a mecânica do carro mais vendido no país: o Toyota Corolla.

O porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid, diz que a criação do modelo é motivo de grande orgulho para o país, graças ao "comprometimento do grupo com ciências modernas e religiosas". De fato, para aquele país, o esforço de desenvolver qualquer coisa do tipo é mais do que redobrado, tamanha escassez de recursos, qualificação e segurança.

Força de vontade e poucos recursos

Supercarro do Afeganistão tem grandes similaridades com outros de países árabes - Divulgação - Divulgação
Supercarro do Afeganistão tem grandes similaridades com outros de países árabes
Imagem: Divulgação
  • Uma equipe composta por 30 engenheiros afegãos fizeram isso acontecer ao longo dos últimos 5 anos, pela fabricante que se chama Entop.
  • Há pouquíssimas informações divulgadas sobre o Mada 9, mas entre elas, sabe-se que, para a sua dirigibilidade, os projetistas levaram em consideração os terrenos acidentados, não asfaltados e montanhosos do Afeganistão.
  • A Lamborghini é um exemplo de fabricante que produziu um supercarro off-road com seu novo Huracán.
  • O Huracán atualizado aumentou a suspensão para fortalecer a capacidade do carro de absorver impactos e evitar danos externos em terrenos acidentados.
  • O motor (que não teve especificações divulgadas, mas recebeu modificações para render mais desempenho do que o Toyota Corolla) fica posicionado próximo da cabine.
  • O conjunto de transmissão foi feito totalmente pelos engenheiros afegãos, já prevendo a adição de motorizações elétricas, seja para virar um híbrido, ou elétrico.
  • Além disso, é construído com chassi tubular (para aprimorar a rigidez e aliviar o peso), bem como traz suspensão do supercarro é um projeto pushrod, como nos protótipos que visam desempenho aprimorado em curvas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.