Topo

Brasil desligado? Croácia tem carro 'na tomada' que passa de 400 km/h

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/12/2022 17h06

Além da velocidade final insana, o carro croata também detém a aceleração mais rápida. Ou seja, além de o país eliminar o Brasil na Copa do Mundo de 2022 em um dos poucos momentos de descuido da nossa seleção nas quartas de final, também fazem um veículo que faz qualquer outro comer poeira com muita facilidade.

Fabricado na capital da Croácia, Zagreb, o Rimac Nevera é o grande responsável por colocar a nação em posição de destaque no cenário automotivo. A aceleração oficial do carro de 0 a 100 km/h é feita em 1,85 segundos e chegou aos 412 km/h.

Por ser um carro elétrico, o Nevera dificilmente seria o carro com a maior velocidade final, uma vez que a eficiência dos motores a combustão ainda é maior para essas ocasiões. Por isso, ainda é superado por modelos como o francês Bugatti Chiron e o sueco Koenigsegg Jesko.

O feito ocorreu no mês passado na pista Automotive Testing Papenburg (Alemanha), que tem retas de até 4 km de extensão. Foi conduzido pelo piloto-chefe de teste e desenvolvimento da Rimac, Miro Zrncevic.

O desafio consistia em realizar a entrada perfeita na reta principal, depois das seções das curvas da pista. Segundo a montadora, o carro já estava a 250 km/h na saída de curva

Além do recorde de velocidade, a Rimac também exige que o Nevera seja reconhecido como o elétrico de produção em série mais rápido do mundo no quarto de milha, já que percorreu o trajeto em 8,582 segundos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.