Topo

Não são só os jogadores: veja carros que também fazem dancinhas

Do UOL, em São Paulo

08/12/2022 11h00

As dancinhas dos jogadores de futebol são históricas. Mas quem são eles "na fila do pão" perto dos carros que dançam? Apesar de serem igualmente habilidosos no gingado, também são meio bizarros. Vocês podem conferir o que estamos falando no vídeo, onde há o Tesla Model X representando um veículo original e um Lowrider, que entra na categoria dos modificados.

Quanto ao Tesla, o criador da marca, Elon Musk, gosta de implementar algumas brincadeiras (ou "easter eggs") na programação eletrônica do carro. Uma delas é uma função de "performance artística", onde o carro "dança" músicas como a "Wizards in Winter", da Trans-Siberian Orchestra.

As portas traseiras, portas dianteiras e espelhos retrovisores abrem e fecham autonomamente ao som da música. O show é ativado pressionando o ícone Tesla "T" por cinco segundos, digitando "ModelXMas" na caixa de texto que aparece na central multimídia.

Os Lowriders, por sua vez, trazem complexos sistemas que gerenciam poderosas suspensões hidráulicas, alimentadas por baterias que vão no porta-malas. O dono pode controlar a atuação dos componentes da forma como preferir. O carro pode andar alto, baixo, em três rodas e quicar.

Apesar da cultura ter surgido a partir de pessoas mais humildes nos EUA e no México, hoje em dia, os veículos são tão sofisticados que podem partir de R$ 15 mil, quando são instalados apenas os itens mais básicos (isso no exterior e fazendo uma conversão simples para a moeda brasileira). Sem contar o preço do carro em si.

Artistas como Dr. Dre, Eazy-E, William De Vaughn, Jackie Brenston, War, Cypress Hill e Snoop Dog deram ampla visibilidade aos lowriders. Em várias músicas e videoclipes, mostravam a relação entre esses carros e o estilo de vida dentro do Hip Hop, Soul Music e o Rock n' Roll.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.