Topo

Fusca azul? Por que as pessoas batem no braço da outra quando veem o carro

Fusca azul em seu caminho? Prepare o braço - Europa Press News/Europa Press via Getty Images
Fusca azul em seu caminho? Prepare o braço Imagem: Europa Press News/Europa Press via Getty Images

Colaboração para o UOL

24/11/2022 04h00

Quem nunca deu um leve soco no amigo ao avistar um fusca da cor azul? Para quem não sabe como funciona, basta você dar uma pancadinha ou um tapa em um amigo ao avistar um carro desse modelo e cor. Cada região ou grupo tem suas próprias regras, mas algumas são mais comuns.

Pode parecer meio boba, mas a brincadeira é superpopular no Brasil e também em outros países, como nos Estados Unidos e Canadá. Mas você sabe como surgiu essa brincadeira?

Há apenas teorias sobre a origem. Uma bem conhecida diz que a brincadeira surgiu muitos anos antes da criação do Fusca - projeto alemão da década de 30. E seria culpa de Henry Ford, fundador da marca norte-americana que leva seu nome.

A lenda conta que, naquela época, os carros saíam apenas na cor preta. Isso porque ela seca mais rápido, o que tornava a linha de produção mais eficiente no dia a dia.

Porém, um erro no ano de 1914 fez com que a tinta saísse com um tom azulado, o que desagradou Henry Ford e fez com que o dono da marca desse um leve tapa nas costas do responsável. Os veículos ficaram restritos ao uso dos funcionários. Com isso, os funcionários passaram a fazer o mesmo quando viam algum carro dessa linha.

Anos mais tarde, com a criação do Volkswagen e a popularização do Beetle (chamado de Fusca no Brasil), a brincadeira foi associada à concorrente da Ford. Beetle pode ser traduzido como besouro, e nos EUA o modelo também era chamado de Bug, a brincadeira passou a ficar ligada ao ato de "esmagar o inseto".

Dessa forma, ao ver um "bug" ou "fusca", os amigos corriam para esmagar o inseto no braço dos amigos.

Regras da brincadeira

A regra era clara: ao avistar um carro desta cor e modelo na rua, você imediatamente deveria dar um soco ou tapa no amigo que estava ao seu lado.

Se o Fusca em questão não for azul, o amigo que apanhou pode revidar em dobro. Além disso, é sempre primordial que seja apontado por qual Fusca você está batendo, para ninguém repetir o tapa pelo mesmo carro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, Henry Ford não foi fundador da Volkswagen, e sim da Ford. A informação foi corrigida.