Topo

Patriota do caminhão: como meme de protesto rendeu boneco campeão de vendas

Reprodução/Corbe Toys
Imagem: Reprodução/Corbe Toys

Carolina Barros Lopes

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 10h59

O "Patriota do Caminhão", meme que viralizou nas redes sociais após protestos antidemocráticos nas eleições presidenciais deste ano, ganhou uma versão em miniatura. O boneco, vendido online, teve pré-venda esgotada em menos de 1h e receita de R$ 65 mil aos criadores.

De acordo com Luís Ricardo Gubernati Aizcorbe, proprietário da Corbe Toys, até o momento já foram vendidas mais de 600 unidades do boneco, sendo que 500 delas fazem parte de um combo que inclui o personagem "Fantasma do Comunismo".

"Eu não tinha a intenção de continuar com a venda do patriota, mas os clientes me procuram enlouquecidos atrás dos bonecos. Por isso, vou lançar o caminhão junto com uma representação em escala menor pendurada na parte frontal do veículo, da mesma forma que ocorreu na realidade", afirma o empresário.

A loja online surgiu como uma espécie de terapia para Luis, que luta contra um câncer no cérebro. O empresário conta que largou sua antiga profissão para apostar em seu e-commerce após ser diagnosticado com a doença.

"As pessoas acham que sou louco porque vendi meu apartamento, meu carro, larguei minha profissão. A verdade é que era um colecionador de diplomas. Sou formado em administração empresarial pela PUC, tenho mestrado em economia política, mas hoje estou vendendo bonecos na internet. Vivo uma luta diária assim como todos os brasileiros, por isso que os bonecos são importantes. Eles são capazes de mudar a sociedade a partir da sátira" comenta.

Além dos bonecos inspirados na polarização política, Luís promete iniciar 2023 com as vendas da miniatura de um patinete para o boneco Faria Limers, carro-chefe do catálogo. Carros com paredão de som, rebaixados e até a "Maria pegando fogo", reprodução do meme do Fiat Marea, também estão na lista.

"Pretendo fazer um lançamento por quinzena no ano que vem. Será difícil, mas o humor cura. Quero que as pessoas reflitam sobre a nossa sociedade a partir do humor. É assim que sou", diz.

Questionado sobre o uso da imagem dos envolvidos no caso do "Patriota do Caminhão", Luís afirma não se preocupar com a questão, já que não cita o nome de Júnior Peixoto, manifestante que se pendurou no caminhão por cerca de 6 km e que deu origem ao meme.

"Não preciso pagar pela imagem. Virou uma alegoria, igual ao Saci Pererê. Ele não se incomodou, não veio falar comigo. O cara foi aloprado até pela mãe, quem dirá por mim", completa.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.