Topo

Furada ou bom negócio? Como se dar bem ao comprar carro de locadora

Carros seminovos de locadora são uma opção interessante, mas é necessário tomar cuidados para depois não se arrepender - Divulgação
Carros seminovos de locadora são uma opção interessante, mas é necessário tomar cuidados para depois não se arrepender Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/10/2022 04h00

Para renovar suas frotas, regularmente as locadoras de veículos colocam à venda carros seminovos com quilometragem baixa e preços abaixo da média do mercado. São automóveis adquiridos diretamente da montadora com desconto, o que viabiliza os preços competitivos.

Além disso, as locadoras destacam outras vantagens, como manutenção em dia e baixo risco de adulteração na quilometragem original.

De fato, esses atributos atraem potenciais clientes em busca do melhor custo-benefício e muitos fecham bons negócios. Porém, é necessário tomar alguns cuidados para depois não se arrepender da compra.

Antes de mais nada, apesar da quilometragem relativamente baixa e da procedência "garantida", seminovos de locadoras foram utilizados por pessoas que não eram os respectivos donos.

Portanto, em tese não foram tratados com o mesmo carinho, ainda que tenham passado por revisão antes de serem anunciados.

Faça um pente fino

Siga o UOL Carros no

Assim, vale a pena realizar uma inspeção cuidadosa no automóvel do seu interesse, se possível com o auxílio de um profissional de confiança.

Fique atento a sinais de desleixo no uso, como peças de acabamento riscadas ou danificadas na cabine. Além disso, verifique cuidadosamente a parte mecânica - lembre-se de que pouca rodagem não é garantia de carro bem cuidado.

Há automóveis à venda que foram submetidos a uso severo - verifique vestígios de terra, que podem indicar rodagem predominantemente em vias não pavimentadas.

Tenha atenção especial com a suspensão, em busca de "grilos" e da necessidade de eventuais manutenções.

Não se esqueça de checar as condições dos pneus e se estes já foram substituídos por unidades com as mesmas medidas e especificações informados no manual do proprietário.

Também fique atento a sinais de batidas, como retoques na pintura em parte da carroceria. E não deixe de fazer o test-drive antes de bater o martelo.

Com esses cuidados, você terá uma noção mais precisa de eventuais manutenções que terão impacto no preço final.

Não deixe também de verificar a documentação para certificar-se de que não existem multas de trânsito a pagar ou outras pendências legais ou administrativas.

Faça as contas e veja se a compra vale a pena.

Garantia

Revisão períodica do veículo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Por lei, todo carro seminovo tem três meses de garantia contra problemas mecânicos - exija essa proteção antes de concretizar a compra.

Também verifique se o veículo pretendido ainda tem a cobertura prevista pela respectiva montadora, que costuma variar entre três e cinco anos.

Muitos seminovos de locadora à venda têm menos de três anos de fabricação, mas já não desfrutam da garantia de fábrica.

Isso acontece porque várias locadoras realizam as revisões periódicas previstas no manual em oficinas independentes, em nome da redução nos custos operacionais, e não em uma concessionária - o que anula a garantia.

A prática, contudo, não é regra: pesquisando, dá para encontrar veículos revisados na rede autorizada e ainda garantidos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.