Topo

Donos de Fiat Toro relatam falha que solta rodas com veículo em movimento

Em alguns casos, os cinco parafusos quebram de uma vez, deixando a roda solta - Reprodução
Em alguns casos, os cinco parafusos quebram de uma vez, deixando a roda solta Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

10/10/2022 04h00

Imagine a cena: você está dirigindo sua caminhonete quando percebe que uma das rodas simplesmente se solta do veículo. É por esse sufoco que alguns donos de Fiat Toro alegam ter passado. A informação foi publicada pela revista Quatro Rodas e confirmada pelo UOL Carros.

Segundo relatos recebidos por nossa reportagem, o problema está nos parafusos das rodas dianteiras, que se quebram e deixam a peça solta ou mal fixada.

Proprietária de uma Toro Volcano 2019, Fernanda Tavares passou pela situação duas vezes no mesmo mês. Segundo ela, as duas rodas dianteiras chegaram a se soltar completamente, em ocasiões diferentes.

"Comigo aconteceu duas vezes. Soltou a roda do carona dia 01/09, e no dia 29/09 soltou do motorista. Os cinco parafusos de cada lado quebraram de uma vez", lembra. Fernanda afirma que teve sorte de estar em baixa velocidade nos dois casos, o que evitou um acidente mais grave.

Fernanda Tavares passou pela situação duas vezes no mesmo mês, com as duas rodas dianteiras - Reprodução - Reprodução
Fernanda Tavares passou pela situação duas vezes no mesmo mês, com as duas rodas dianteiras
Imagem: Reprodução

O advogado Marcos Paulo reclama do mesmo problema. Dono de uma Toro Volcano 2017, ele conta que percebeu oito parafusos quebrados de uma vez nas duas rodas dianteiras. "Percebi o barulho, parei para olhar e constatei que os parafusos haviam quebrado sem motivos aparentes."

Os relatos se multiplicam no grupo no "Fiat Toro - Clube" no Facebook. Por lá, proprietários contam suas experiências enquanto outros usuários palpitam sobre a possível causa do problema. "É excesso de torque no parafuso", diz um. "É culpa das parafusadeiras pneumáticas", argumenta outro.

Uma das imagens mais chocantes foi publicada por Silvio Torres, que mostra a picape com roda solta em via pública. Em seu depoimento, ele conta que não foi a primeira vez que as peças quebraram.

"Sou super fã da Toro, mas os parafusos das rodas dianteiras costumam quebrar. Há três meses, a roda dianteira ao lado do passageiro quebrou três parafusos. Ficou fazendo um barulho parecendo de rolamento com defeito: tinha dois parafusos quebrados e um sumido".

Em outro momento - no dia da foto - Silvio conta que percebeu que só havia três parafusos segurando a roda. "Tentei chegar no borracheiro, mas não consegui", relata. A roda se soltou por completo no caminho.

Dono de Toro mostra parafusos quebrados após queda da roda - Reprodução - Reprodução
Dono de Toro mostra parafusos quebrados após queda da roda
Imagem: Reprodução

O medo de perder a roda na estrada fez com que Célio Sales vendesse sua Toro Volcano abaixo do valor de mercado. "Quebraram todos os parafusos da roda dianteira esquerda, levei à oficina e o mecânico informou que os parafusos estavam curtos. Trocamos todos os parafusos por um indicado pela própria oficina, entretanto, voltou a quebrar, porém do outro lado", relata.

"Levei à autorizada do fabricante do pneu, para saber se o pneu estava correto, quando mostrei os parafusos quebrados, o mecânico afirmou que eram os parafusos e que procurasse uma autorizada para efetuar a substituição pelos originais. Efetuei a substituição, mas fiquei tão inseguro que vendi o carro por um preço muito abaixo, não confiava mais no veículo", conta.

Entre os participantes do grupo no Facebook há usuários que alegam ser funcionários de revendas Fiat. "Eu trabalho em concessionária e já pegamos umas vinte Toros com esse mesmo problema, sempre na roda dianteira. O que tem de errado é que o tipo de aço que foi usado para fazer os parafusos da roda não suporta o peso e acabam quebrando todos de uma só vez na frenagem. Já ouvi casos horríveis de pessoas que sofreram acidentes sérios sobre isso", disse um deles.

O que diz a Fiat

Entramos em contato com o grupo Stellantis, que responde pela Fiat, para saber a causa do problema, se seria um defeito de fábrica e mau uso na hora de parafusar as rodas. Para análise, a marca pediu o número de placa e/ou chassis dos veículos envolvidos. UOL Carros enviou os dados dos quatro casos relatados nesta reportagem, apesar de ter tido acesso a mais relatos.

Por meio de nota, o grupo Stellantis afirmou apenas que "não possui histórico de atendimento dos veículos citados em relação aos inconvenientes mencionados. Dessa forma, a empresa se coloca à disposição por meio de seus canais de atendimento e da rede de concessionárias Fiat."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.