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Jorge Moraes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Honda HR-V EXL surpreende e pode fazer até 720 Km com um só tanque

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Colunista do UOL

10/10/2022 04h00

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A fórmula da Honda para a segunda geração do HR-V foi clara: encorpar o SUV de visual cupê e apostar em versões com motor aspirado que tem consumo de carro híbrido. Enquanto as versões turbinadas não chegam, quem quiser ter o utilitário esportivo atualizado na garagem terá que se contentar com o EX ou EXL de motor 1.5 aspirado igual do City, com 126 cv e 15,8 kgfm de torque - sempre com câmbio CVT.

Quem vê os números de entrega do conjunto mecânico pode pensar que o SUV é porte médio, mas de medidas compactas, ficou manco. Mas não é bem assim. Na cidade o desempenho do motor é mais que suficiente para o público Honda. Na estrada você vai sentir um pouco de falta de fôlego, mas com paciência no pedal o motorista não ficará na mão.

O que é certo é que os números do consumo são bem semelhantes ao que conseguimos no City sedã e hatch. O novo HR-V tem autonomia de carro híbrido na cidade. Você vai entender essa conta.

Ficamos alguns dias com o novo SUV na versão intermediária EXL que custa R$ 155 mil. Rodamos apenas na cidade e fazendo medições diárias de consumo na saída de casa pela manhã e fechando a conta quando encostávamos o carro na garagem à noite.

Andamos pouco mais de 220 km com o SUV no trânsito sempre truncado do Recife (PE) e nossa pior marca foi de 14,1 km/l de gasolina. Com esse consumo seria possível rodar ótimos 705 km com um tanque de 50 litros.

Já nossa melhor marca foi 14,4 km/l, possibilitando assim uma autonomia de 720 km rodando apenas na cidade, com ar-condicionado sempre ligado e modo Econ ativado. Nada mal para um SUV de 1.305 kg e de câmbio automático. Se você comparar com os rivais, essa marca dificilmente será batida. Nem mesmo aqueles que destacam o "Hybrid" estampado na carroceria usando o sistema elétrico auxiliar de 48V.

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O novo HR-V tem autonomia de SUV híbrido de verdade na cidade. Suspensão acertada, espaço interno dos bons, som e mídia central razoáveis e lembro que está longe de ter uma pegada esportiva de alguns dos seus rivais, isso é fato. Mas em tempos de gasolina cara, mais vale um tanque cheio na mão do que dois carros "voando" na rua.

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* Colaborou Bruno Vasconcelos