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ANÁLISE

Passageiros x bagagens: 5 carros que colocam ocupantes ou malas em 1º lugar

Recém-lançado Fastback se destaca por porta-malas generoso - Divulgação/Fiat
Recém-lançado Fastback se destaca por porta-malas generoso Imagem: Divulgação/Fiat

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL

18/09/2022 04h00

Resumo da notícia

  • Fiat Fastback tem amplo porta-malas, mas banco de trás não é tão espaçoso
  • VW T-Cross e Chevrolet Tracker são opostos quando o assunto é espaço
  • Porta-malas do Honda HR-V 'encolheu' em relação ao seu antecessor

Alguns dilemas atormentam quem está pensando em trocar de carro. Levo o modelo mais econômico ou fico com o que anda mais?

Escolho o mais bonito ou penso naquele que entrega mais conteúdo por menos dinheiro?

No caso das famílias, existe outra importante questão: priorizar o carro que oferece mais espaço interno ou aquele com o maior porta-malas.

UOL Carros lista a seguir cinco modelos que claramente escolheram um dos lados.

Fiat Fastback

Fastback - Divulgação - Divulgação
Fastback é apertado no banco de trás, mas porta-malas é gigante
Imagem: Divulgação

O Fiat Fastback é um dos lançamentos mais importantes de 2022. O modelo estreia com a missão de ampliar a participação da marca italiana no competitivo segmento de SUVs compactos. Se depender do design ou do desempenho, são grandes as chances dele se tornar um sucesso de vendas.

Isso só não acontecerá no caso de quem precisa de um carro espaçoso por dentro. Por ser construído sobre a plataforma MLA (a mesma do Pulse), o Fastback tem os mesmos 2,53 metros de distância entre-eixos de seu 'irmão' mais velho.

E isso se traduz em pouco espaço para as pernas de quem viaja atrás. Se os ocupantes tiverem mais de 1,75 metro de altura, faltará espaço para as cabeças por causa da curvatura do teto.

Pelo menos o Fastback dá o troco com o maior porta-malas da categoria. São nada menos do que 516 litros de capacidade volumétrica. Para melhorar, a tampa do porta-malas é inteiriça e a cobertura do compartimento de bagagens é sanfonada. Tudo isso facilita ainda mais o embarque de bagagens grandes.

O Volkswagen Nivus, outro SUV compacto com perfil de cupê, também traz bagageiro generoso e espaço apertado no banco de trás

Honda HR-V

HR-V - Divulgação - Divulgação
Porta-malas do HR-V perdeu quase 100 litros entre as gerações
Imagem: Divulgação

A nova geração do Honda HR-V representa uma evolução quase total em relação a sua antecessora. Além do design mais moderno (fica ao seu critério dizer se ficou mais bonito ou não), o SUV traz motores mais econômicos e uma generosa lista de equipamentos de série, incluindo itens de segurança que sequer eram oferecidos como opcionais até então.

Mas nem tudo são flores: o porta-malas encolheu consideravelmente entre as gerações.

Em vez dos 437 litros declarados no antigo HR-V, o novo modelo leva "apenas" 354 litros. Apesar de ter perdido 87 litros, a Honda garante que o novo HR-V consegue levar "tudo que o antigo" transportava.

Ao mesmo tempo, o espaço para os passageiros esticarem as pernas no banco de trás aumentou consideravelmente.

Aí fica claro: a Honda sacrificou um pouco a capacidade do porta-malas para dar mais conforto aos ocupantes dos assentos traseiros.

VW T-Cross

T-Cross - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Sobra espaço no banco de trás do T-Cross
Imagem: Marcos Camargo/UOL

O Volkswagen T-Cross está entre os SUVs compactos mais espaçosos da categoria.

Dependendo da estatura, quem viaja no banco de trás consegue até cruzar as pernas sem dificuldades. Méritos para a generosa distância entre-eixos de 2,65 metros, herança da plataforma vinda do sedã Virtus.

Só que, ao contrário do Fastback, o porta-malas não é tão grande assim. A capacidade declarada pela fabricante é de 373 litros, bem menos do que os 432 litros do Nissan Kicks, por exemplo.

Mas justiça seja feita: os engenheiros e designers da VW usaram a criatividade para desenvolver uma solução simples que amplia um pouco o tamanho do porta-malas.

Trata-se de um gancho que surge assim que você rebate o banco traseiro. É nele que o encosto do banco pode ser apoiado, fazendo com que ele fique preso em uma posição mais vertical. Desta forma, o T-Cross consegue levar até 420 litros.

Hyundai HB20

HB20 - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Espaço para os passageiros de trás é acanhado no HB20
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

O HB20 é o maior sucesso de vendas da história da Hyundai no Brasil. [

Lançado em 2012, ele conquistou uma legião de clientes por conta de virtudes como o design atraente e a boa oferta de equipamentos em todas as versões.

Essas qualidades foram mantidas na segunda geração do hatch, que na realidade é uma profunda reestilização sobre o projeto original.

É por isso que o compacto continua com o espaço interno acanhado no banco de trás. Se essa é a má notícia, pelo menos o lado positivo é que o porta-malas continuou com os bons 300 litros, perdendo apenas para os 320 litros do Renault Sandero.

Chevrolet Tracker

Tracker - Marcos Camargo/UOL - Marcos Camargo/UOL
Porta-malas ficou consideravelmente maior no novo Tracker
Imagem: Marcos Camargo/UOL

O Tracker está entre os modelos mais vendidos da Chevrolet na atualidade. Mas nem todo mundo se lembra da antiga geração do SUV compacto, que tinha vendas bem mais tímidas do que a atual.

Apesar de serem projetos radicalmente diferentes, os dois veículos têm porte semelhante.

Enquanto o modelo antigo tinha 4,26 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,56 metros, o novo Tracker é apenas 1 cm mais longo e tem 1 cm a mais na distância entre-eixos. Pelo menos o porta-malas ficou consideravelmente maior, passando de 306 litros para 393 litros.

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