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Veterana de R$ 50 mil: como é a moto da BMW que Bolsonaro chamou de 'merda'

Do UOL, em São Paulo

02/07/2022 20h51

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não ficou satisfeito com a moto utilizada por ele durante motociata por Salvador na manhã deste sábado, durante comemorações da independência da Bahia. O modelo, chamado de "uma merda" pelo mandatário, custa mais de R$ 50 mil e já foi uma das principais opções da BMW no Brasil.

A moto em questão é a nova geração da BMW F 800 GS, vendida no Brasil pela marca alemã entre 2016 e 2018. Segundo a Tabela Fipe, o valor de um modelo usado varia entre R$ 50 mil e R$ 55 mil.

Na época de seu lançamento por aqui, a F 800 GS era a segunda motocicleta mais vendida pela BMW no Brasil. Sua principal novidade era a adição de freios com ABS, controle de tração e suspensão eletrônica, além de itens de série adicionados pela subsidiária brasileira como protetor de mão, suspensão eletrônica e banco conforto - todos acessórios no exterior.

Conjunto vencedor

A BMW F 800 GS foi avaliada em 2016 pela coluna Infomoto, do UOL Carros. O peso menor e o preço mais acessível perto de outros modelos da marca fazem da 800 GS uma boa opção para quem procura versatilidade e sabe que, na prática, ela vai aos mesmos lugares que a enorme 1.200 cc.

O motor de dois cilindros paralelos de 798 cm³ com refrigeração líquida produz os mesmos 85 cv a 7.500 rpm e 8,5 kgfm de torque a 5.750 rpm.

Tem força de sobra em baixos giros, mas fica um pouco preguiçoso em médios regimes: em algumas situações é preciso reduzir uma marcha no câmbio de seis velocidades para fazer uma ultrapassagem. A cavalaria é suficiente para rodar a 140 km/h com folga, mas alguma vibração. Se exigir o máximo, supera os 200 km/h.

O consumo médio foi de 19,2 km/litro. Como o tanque manteve os mesmos 16 litros de capacidade, a autonomia projetada é de 300 km.

A F 800 GS também manteve o robusto quadro tubular em aço treliçado com o motor fazendo parte da estrutura. Para enfrentar obstáculos mais facilmente, tem rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, ambas calçadas com pneus Scorpion Trail de uso misto.

O conjunto de suspensões está de acordo com essa proposta off-road: garfo telescópico invertido (upside-down) com 230 mm de curso na dianteira; e balança traseira em alumínio monoamortecida com 215 mm de curso. A novidade na época do lançamento estava nas suspensões com ajuste eletrônico da compressão e retorno em três níveis: conforto, normal e esportivo, que podem ser selecionados por um botão no punho esquerdo.

Na cidade, o modo conforto absorve bem as imperfeições do piso. Já na estrada e em velocidade mais alta, o modo esportivo, mais firme, permite contornar as curvas com mais confiança. O inconveniente é que, diferentemente de outras suspensões eletrônicas da própria BMW, o ajuste da pré-carga da mola do amortecedor traseiro é feito manualmente.

Ainda na eletrônica embarcada, a F 800 GS oferece sistema antiblocante (que pode ser desligado) que auxilia os bons freios a disco (duplo na dianteira e simples na traseira) a pararem os 214 kg em ordem de marcha. O controle de tração é mais focado na segurança do que no desempenho e mostrou-se intrusivo demais principalmente em estradas de terra esburacadas. De qualquer forma trata-se de ter mais segurança em pisos molhados ou muito escorregadios.

Conforto em longas viagens

Embora possa parecer bobagem, o novo "banco conforto" é uma das principais melhorias na nova 800 GS, sobretudo em longas viagens, por ser amplo e com apoio para o quadril. Por outro lado, a altura do assento é um obstáculo para pilotos mais baixos.

Outros itens, como o aquecedor de manopla e os protetores de mão, ajudam em uma viagem, ainda mais nessa época de baixas temperaturas. A única crítica vai para o pequeno para-brisa: sem ajuste, oferece pouca proteção aerodinâmica e o vento incomoda depois de algumas centenas de quilômetros.

O painel, bem completo, traz um pequeno computador de bordo com cronômetro, dois hodômetros, consumo instantâneo e médio, além de fuel trip para quando o combustível entra na reserva.