Topo

Corolla Cross: governo cobra Toyota após reclamações sobre 'marmita'

Reprodução
Imagem: Reprodução

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 13h12Atualizada em 24/06/2022 09h58

O Toyota Corolla Cross foi lançado em 2019 com um ponto que desagradou os consumidores: o escapamento exposto. Para tentar resolver esse aspecto, a marca adotou nos modelos mais novos uma pintura escurecida para disfarçar o item. Deu certo? Segundo o governo, talvez não.

O problema é que a pintura do escapamento estaria descascando em pouco tempo, segundo relato de muitos consumidores. Em nota, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pediu esclarecimentos para a marca no último dia 20. A Toyota tem dez dias para responder ao órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com comunicado, a Toyota "terá que prestar esclarecimentos sobre possível baixo padrão de qualidade das peças e suposta camuflagem do escapamento nos carros da linha Corolla Cross, modelo 2023".

De acordo com o ministro Anderson Torres, se ficar comprovado que a montadora agiu de má-fé, ela poderá sofrer sanções administrativas. "Estamos atentos para as práticas que violem a transparência na relação entre as empresas e os consumidores", afirmou.

"Segundo publicações na internet e reclamações de consumidores nas redes sociais, os veículos comercializados no Brasil teriam peças com qualidades inferiores àqueles da mesma linha oferecidos pela montadora em outros países", afirma Torres.

"Com a notificação, a Senacon busca esclarecer a motivação da suposta diferenciação entre a qualidade, a performance e a estética dos itens dos veículos comercializados no Brasil, em comparação àqueles da mesma marca e modelo comercializados em países da Europa e América do Norte. O objetivo é verificar se os consumidores brasileiros estão sendo prejudicados com a aquisição de produtos inferiores, sem que, contudo, tal diferenciação tenha impactado no preço final dos veículos oferecidos em território nacional."

"Há relatos, ainda, que apontam que o modelo 2023 da linha tem saído das concessionárias com o escapamento pintado em tinta preta fosca, apenas na parte que ficaria visível, na traseira do veículo. A intenção da empresa seria fazer com que a peça não prejudicasse a harmonia visual do projeto. Ainda de acordo com consumidores que adquiriram o Corolla Cross, a tinta usada é de baixa qualidade e descasca em pouco tempo".

A Senacon visa ainda apurar se os consumidores são devidamente informados sobre a pintura parcial realizada nos escapamentos dos veículos, e sobre a qualidade da medida adotada pela montadora para tentar adequar a peça, afirma a nota oficial.

Procurada pela reportagem do UOL Carros, Toyota se posicionou sobre o questionamento da Senacon através de nota:

"A Toyota do Brasil informa que recebeu a notificação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que prestará os esclarecimentos conforme solicitado pela entidade. A empresa reforça que trabalha pautada no respeito aos clientes oferecendo produtos de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade, características essas reconhecidas em todos os veículos da marca, o que inclui o Corolla Cross".

Corolla Cross spoiler escapamento - Divulgação - Divulgação
Spoiler para esconder escapamento do Toyota Corolla Cross é opção
Imagem: Divulgação

'Marmita' polêmica

UOL Carros já havia encontrado relatos de consumidores que já pintaram a peça de preto com pintura resistente ao calor extremo, uma solução caseira adotada pela Toyota.

Já outros proprietários estão adquirindo um spoiler para esconder o abafador. Feita por uma empresa de Arujá, em São Paulo, a peça é feita de aço carbono e tem 1 mm de espessura. Ela ainda tem a escritura Cross para dar impressão de acessório oficial. O equipamento é fixado nos próprios parafusos da parte inferior do SUV.

Mas por que o abafador do escapamento é tão visível? Talvez seja uma questão de adequação da plataforma. No Corolla, o escapamento ficou coberto pelo para-choque, mas, com a adaptação da arquitetura do sedã para o SUV, a peça ficou muito destacada e recebeu até o apelido de "marmita".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.