Falso IPVA: sites ilegais enganam motoristas; saiba como pagar o imposto

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo pede cuidado redobrado para quem for efetuar o pagamento do IPVA 2024. De acordo com o órgão, há ao menos três sites fraudulentos tentando simular identidade visual da Sefaz-SP e induzir o cidadão a erro, redirecionando o pagamento a terceiros.

O que aconteceu

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo detectou a existência de ao menos três sites que copiam a identidade visual e estão redirecionando o pagamento do IPVA 2024 a terceiros.

A Sefaz-SP reforça que as páginas verdadeiras para informações do IPVA 2024 e da geração do QR code para pagamentos PIX estão no domínio sp.gov.br.

É possível realizar o pagamento em terminais de autoatendimento de bancos, pela internet, nas casas lotéricas, inclusive com cartão de crédito, bem como nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

A partir deste ano, é também possível fazer o pagamento através do PIX. Para fazer desta maneira, é preciso acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que tem validade de 15 minutos e servirá para o pagamento. Na tela, há um contador temporal de "tempo restante" indicando quando o código expirará.

Após ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, deverá aparecer a informação de que o pagamento é destinado à "Secretaria da Fazenda e Planejamento", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Para dúvidas, a Secretaria disponibiliza sua central de atendimento através da aba Fale Conosco em seu site.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Deixe seu comentário

Só para assinantes