PUBLICIDADE
Topo

Criminosos usam localizador da Apple para encontrar e roubar carros

Apple AirTag - Divulgação
Apple AirTag Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/12/2021 11h15

Criminosos da cidade de York, no Canadá, tem utilizado o Apple AirTag - rastreador da marca de eletrônicos - para o roubo de carros. A informação é da polícia local, que diz ter contabilizado cinco incidentes em que o procedimento foi utilizado.

Os bandidos colocam o rastreador no carro quando o veículo está parado em lugares públicos e depois, com o proprietário levando o modelo para casa, a quadrilha rouba o carro durante a noite. O rastreador é normalmente colocado em um local de difícil visualização.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Sem ter muito o que fazer para precaver os cidadãos deste tipo de roubo, a polícia de York recomenda que os motoristas inspecionem regularmente seus veículos e liguem para as autoridades se perceberem "qualquer dispositivo suspeito de rastreamento em potencial".

A Apple também avisa os usuários de seus aparelhos se detectar que um AirTag estiver viajando junto com eles, entretanto o aviso pode não chegar a tempo nestes casos.

Para ajudar a prevenir o roubo de carros, a polícia pede aos motoristas que estacionem em uma garagem trancada, pois a maioria dos veículos tem sido roubada em locais ao ar livre. Se não for possível, a sugestão são bloqueios para volante e porta.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.