PUBLICIDADE
Topo

Fusca largado da PF: por que carro que viralizou apodrece há 14 anos em MG

Fusca caracterizado como viatura da Polícia Federal está no pátio da delegacia da corporação em Uberaba (MG) - Reprodução
Fusca caracterizado como viatura da Polícia Federal está no pátio da delegacia da corporação em Uberaba (MG) Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/12/2021 04h00

Têm circulado nas redes sociais fotos de um Volkswagen Fusca apodrecendo a céu aberto e caracterizado como viatura da Polícia Federal. O veículo mantém no teto a sirene com giroflex, enquanto a pintura preta com o brasão da corporação e grafismos dourados está bastante desgastada e até descascando.

As imagens despertaram reações divididas. Alguns demonstraram curiosidade sobre os motivos de de o Fusca estar largado e enferrujando sob sol e chuva. Muitos, por outro lado, demonstraram indignação com o "descaso" em relação à suposta relíquia. Porém, como você verá a seguir, nem tudo é o que parece.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.
Volkswagen Fusca exibe pintura bastante desgastada, contudo mantém sirene com giroflex instalada no teto - Reprodução - Reprodução
Volkswagen Fusca exibe pintura bastante desgastada, contudo mantém sirene com giroflex instalada no teto
Imagem: Reprodução

"Não podiam construir um telhado em cima dele e colocá-lo em uma cavalete para, pelo menos, tirá-lo do chão? Descaso total com a história", criticou um dos internautas.

"Triste hein? A Polícia Federal não está preservando a memória de sua corporação através das viaturas que lhe serviram!", disse outro.

"Isso e um pecado. Nossa história está se apagando. Espero que alguém compre e ache um bom lar [para o Fusca]", afirmou uma terceira pessoa.

Internautas ficaram revoltados por suposta 'relíquia' estar desprotegida do sol e da chuva em MG - Reprodução - Reprodução
Internautas ficaram revoltados por suposta 'relíquia' estar desprotegida do sol e da chuva em MG
Imagem: Reprodução

Alguns notaram que o carro em questão está equipado com rodas de VW Brasília, portanto, não originais, e poderia não ser, de fato, uma viatura da PF.

Nós, de UOL Carros, também ficamos intrigados e buscamos descobrir a verdadeira história do veículo cujas fotos ilustram esta reportagem.

Seguimos a pista dada por internautas, segundo os quais o veículo estaria em Uberaba (MG).

De fato, imagens captadas em novembro de 2019 pelo Google Street View exibem um Fusca idêntico estacionado no pátio da delegacia da Polícia Federal na cidade mineira, visível a partir da Avenida Leopoldino de Oliveira. Claramente, trata-se do mesmo veículo.

Imagem captada há pouco mais de dois anos pelo Google mostra Fusca estacionado em pátio de delegacia - Reprodução/Google Street View - Reprodução/Google Street View
Imagem captada há pouco mais de dois anos pelo Google mostra Fusca estacionado em pátio de delegacia
Imagem: Reprodução/Google Street View

Por telefone, conversamos ontem (6) com dois funcionários da delegacia e veio a confirmação: o carro ainda está parado no local. Contudo, ouvimos que não se trata de uma viatura histórica negligenciada pela corporação.

"Trabalho aqui há 14 anos e, durante todo esse tempo, o Fusca está estacionado no mesmo lugar. Contudo, não é um carro oficial", disse um dos trabalhadores.

Outra fonte deu mais detalhes: o Fusca foi apreendido por algum motivo e, somente depois de ser encaminhado ao pátio, foi modificado para se parecer com um veículo da PF.

Fusca não tem motor e é apenas um veículo apreendido transformado em item decorativo, dizem funcionários - Reprodução - Reprodução
Fusca não tem motor e é apenas um veículo apreendido transformado em item decorativo, dizem funcionários
Imagem: Reprodução

"A delegada que trabalhava aqui naquela época decidiu caracterizar o VW Fusca como se fosse viatura antiga da Polícia Federal. Virou um item decorativo e simplesmente ficou estacionado desde então. Por dentro, não tem motor nem nada e hoje está bem acabado", relatou uma funcionária.

Polícia Federal realmente já se valeu da robustez e da mecânica simples do VW Fusca no passado - Reprodução - Reprodução
Polícia Federal realmente já se valeu da robustez e da mecânica simples do VW Fusca no passado
Imagem: Reprodução

Portanto, segundo os relatos, é um carro sem o valor que muitos imaginavam. Mas quem é fã de Fusca lamenta ver um exemplar apodrecendo assim a céu aberto.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no